A advogada internacionalista Rita Silva acaba de ser nomeada embaixadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), nos Estados Unidos. Referência em seu segmento, a especialista em direito internacional é gaúcha e reside no país norte-americano há seis anos. Ela é coordenadora do I Seminário Internacional do IBDP, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio de 2024, em Nova York.
O IBDP é uma associação civil de cunho científico-jurídico e de finalidade sociocultural, sem fins lucrativos, apartidária, regida pelas disposições do Código Civil Brasileiro e pelo seu Estatuto, com atuação em todo território brasileiro e também no exterior.
Rita Silva é advogada há mais de dez anos nos tribunais do Brasil e da Europa. A profissional iniciou a trajetória internacional, no atendimento a brasileiros que moram fora do Brasil e que buscam auxílio jurídico nas áreas de imigração, família, previdência social e compliance. Atualmente, ela atende também a profissionais e empresas que queiram internacionalizar seus serviços.
Pelo IBDP, Rita realiza cursos e palestras, onde compartilha toda sua experiência no direito previdenciário, além da trajetória de vida, que inclui morar em dois países do exterior e seus desafios. “Ofereço todo conhecimento adquirido nestes anos de muito trabalho e estudo sobre acordos e tratados internacionais, para capacitar de forma estratégica os advogados que tenham interesse em atender imigrantes brasileiros ou mesmo estrangeiros, com segurança e eficiência”, afirma Rita.
Para a advogada internacionalista, o reconhecimento é sinônimo de validação do compromisso com a excelência e a ética na profissão. “Me tornar embaixadora deste Instituto tão importante é resultado de muita dedicação ao direito internacional e à garantia do melhor atendimento a expatriados, imigrantes e estrangeiros”, comemora.
Nesta semana do Dia Internacional da Mulher, Rita Silva foi palestrante do Simposium Internacional, do qual foi idealizadora, com o tema Perspectivas sobre os Direitos das Mulheres no Mundo, ao lado de advogadas de várias partes do planeta, pelo Instituto INTERNAZIONALE. A gaúcha também participará de eventos no Brasil neste mês de março.
Dia 18, Rita Silva será uma das convidadas do evento Fala Feminina Previdenciária, para palestrar sobre Tratados Internacionais Previdenciários, em comemoração ao Dia da Mulher, no auditório da Seccional da OAB Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em abril, Rita retorna ao Brasil para os eventos Sunset Colóquio, em Salvador (BA) e fará uma palestra sobre o tema Desmestificando fronteiras? Direito previdenciário internacional e suas intersecções, no dia 12, e Summit Internacional Sunset Prev, dia 17, em Florianópolis (SC). A palestra terá como tema A maior comunidade de brasileiros no mundo pode ser uma oportunidade para a advocacia brasileira?
Para maio, nos dias 30 e 31, a advogada internacionalista estará no 1º Seminário Internacional de Direito Previdenciário do IBDP, em Nova York.
Sobre Rita de Cássia da Silva – Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e Pós-graduada em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, com expertise em Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional. Também é especialista em Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais e da área de saúde. É palestrante, colunista do Blog Mães Expatriadas e Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos. É CEO do Internazionale – Comunidade de Estudos de Direito Internacional que conecta mais de 70 advogados em 10 países e Fundadora do STRATEGIA – Programa de Internacionalização da Advocacia https://mentoriastrategia.com/ É Coautora do Livro Empreendedoras da Lei Europa com o artigo Brasileiros Imigrantes. Mais informações https://ritasilvaadvogados.com
Fonte: Mariana Padilha