Com padrão inegociável no sabor, na qualidade dos insumos e na apresentação, o Soberano Xis, de Porto Alegre, entra nesse mês de abril de 2024 em uma nova fase de sua própria história e esquentando o mercado gastronômico de lanches ou refeições rápidas. Nesta quinta-feira, 18 de abril, ocorreu a inauguração da quinta operação da marca. A unidade está localizada no bairro Menino Deus, na Rua José de Alencar 738. Na loja, foram investidos R$ 1,1 milhão e estão sendo gerados, pelo menos, 15 novos empregos diretos, somados aos 36 que já atuam na empresa.
O novo Soberano Xis é o segundo no formato restaurante com salão e mesas, ou seja, é a consagração de que o xis já não é mais aquela comida de rua típica no Rio Grande do Sul afora. Ao contrário. Na visão do Soberano, Xis é um prato que merece ser e estar em ambiente agradável, confortável, pensado para receber turmas de amigos, famílias ou uma pessoa que só quer comer bem gostoso e com um orçamento que cabe no bolso, democraticamente.
A nova loja tem 160 m² e 76 lugares sentados para atender os pedidos de Xis ou de várias novidades do cardápio, como hot-dogs, petiscos para compartilhar, ala minutas, milkshakes, sobremesas e bebidas, incluindo chope artesanal do polo cervejeiro da Capital gaúcha. Há ainda estacionamento junto ao ponto. As outras operações são o restaurante da Rua Lucas de Oliveira, 1791, no bairro Bela Vista, e as três produções exclusivas para delivery, nos bairros Petrópolis, Cavalhada e Lomba do Pinheiro.
Por trás de tudo isso, o gosto do próprio dono. É o jovem empreendedor de apenas 28 anos, Gabriel Abreu. Incansável, ele tem uma disposição enorme para percorrer as operações diariamente, pessoalmente, e atender clientes, ouvir, treinar e conversar com os funcionários, negociar com fornecedores, tomar decisões administrativas, saber das novidades e criar relacionamentos que lhe garantam segurança nesse ótimo momento de expansão. “Um passo por vez é o que estamos fazendo. A operação do Menino Deus nos dá uma alegria imensa e será a primeira que vai ter o salão e o delivery juntos. Se vamos crescer mais? Se tiver oportunidade, sim, e com loja própria”, revela com firmeza, mas adiantando que ainda é cedo para comentar sobre novos bairros.
Funcionando de segunda a segunda, sem fechar, do almoço ao jantar, somando todas as operações, hoje, o Soberano Xis entrega, em média, 20 mil lanches por mês. Segundo Abreu, essa conta é como uma recompensa pelo esforço desde o primeiro Xis que ele vendeu quando abriu o negócio, em 2020, no auge da pandemia Covid-19. “Eu era entregador de uma fábrica de pães de Xis em Porto Alegre e a venda do lanche aumentou nessa época. Eu mesmo tive que aumentar a rota de entrega. Só que nunca achava o meu preferido, aquele especial que eu sempre escolheria comer”, lembra. Hoje, é dele a liderança de todos os processos do negócio, inclusive, a experimentação de insumos e a decisão final se o produto está no padrão Soberano de ser. “Eu sou um apaixonado por Xis. Quando percebi que havia oportunidade, produzi o lanche que eu gosto de comer, do meu jeito, do sabor que sempre busquei”, conta ele.
E é nessa questão que reside um dos ingredientes que é a cara, a textura, a cor e o sabor inconfundível da marca: o pão. “O pão do Soberano é o pão salgado e não do tipo massinha. Ele fica crocante, douradinho por fora e macio por dentro, em todas as variáveis do cardápio”, explica Abreu. De carne, frango, coração, calabresa, bacon ou com as outras combinações propostas, como o sucesso xis de coração e gorgonzola, o xis será sempre prensado na medida certa e no tempo exato para ficar na cor dourada ideal. “Além do pão, todos os insumos são de alta qualidade. Criamos padrão de produção e isso, além de ser inteligente nos estoques e no controle das validades, resulta um lanche sempre igual, fresco, simples, mas muito bem-feito”, argumenta o empresário.
Entre os demais diferenciais, Abreu reforça a questão de ser exigente em qualidade e no paladar. No caso do Xis Filé e Quatro Queijos, por exemplo, não se trata de molho com queijos: “Nós usamos os pedaços de queijos direto na chapa e, assim, eles formam aquela delícia de queijos derretidos para combinar no lanche”, entrega. Em outra frente, nos petiscos, as ”almofadinhas de queijo gouda” são concorrentes das famosas batatas-fritas e dividem a preferência dos consumidores. “É sobre isso. Eu quero valorizar o Xis. Ele é já democrático por natureza, pois atende bem pessoas de todos os tipos, níveis, individualmente, dividindo, do jeito que for. O Soberano é para ser um local referência e estamos trabalhando para isso”, finaliza Abreu.
Para saber sobre contratações ou enviar currículo, o contato é para o e-mail: rhsoberanoxis@gmail.com.
SERVIÇO
Inauguração Soberano Xis Menino Deus
Quando: todos os dias, das 11h às 00h.
Onde: Rua José de Alencar, 738 – estacionamento no local.
Fonte:
Assessoria de Imprensa – Milim Comunicação
Sheila Meyer – e Tatiana Csordas
Foto: Gabriel Abreu – Crédito: Gabriel Santini Pompeo