A Jornalista Andressa Griffante e o Advogado Leonardo Zanatta lançam material voltado para pais e responsáveis por perfis mirins nas redes sociais
Um guia prático com orientações para pais e responsáveis de crianças e adolescentes criadores de conteúdo em redes sociais. Esse foi o objetivo para a criação de uma Cartilha para Influenciadores Mirins, produzida e disponibilizada gratuitamente pelos profissionais Andressa Griffante (Jornalista e Empresária na RSbloggers) e Leonardo Zanatta (Advogado Especialista em Direito Digital).
O material – que pode ser acessado no site influenciadoresmirins.com.br – acompanha a temporada especial do podcast também encabeçado pela dupla, o Influcast. Uma série de bate-papos irá abordar os cuidados específicos com menores de idade nos meios digitais. O primeiro episódio já está disponível, com dicas sobre cláusulas contratuais imprescindíveis em acordos feitos por perfis mirins e marcas. Também estão no cronograma temas como exploração e direitos de uso de imagem, o que é permitido dentro da publicidade de produtos infantis, o que caracteriza trabalho infantil artístico, termos de uso e monetização das plataformas para este público, entre outros.
O Marketing de Influência evoluiu rapidamente, se consolidando como estratégia cada vez mais importante na divulgação de inúmeras marcas, entre elas as que miram o público infantil. “E sabemos que essa exposição online de menores de idade demanda uma série de cuidados específicos. Muitos pais procuram nossa agência e o conteúdo do podcast para sanar dúvidas relacionadas a isso. O que nos motivou a estender nosso auxílio para além do podcast, num material sucinto, que pudesse ser acessado, consumido e compartilhado facilmente”, comenta Andressa.
Essa percepção também foi a de Leonardo que, com a grande demanda deste público por suas consultorias jurídicas e para a recuperação de contas em redes sociais, desde dezembro passado oferece uma Mentoria VIP para Perfis Mirins. O serviço abrange conteúdos exclusivos (vídeos, textos e áudios) e aprofundados com a visão jurídica da atividade desenvolvida por estes “mini influencers”. Ele esclarece sobre segurança de dados, contratos, direitos de imagem e de voz, novas regras e decisões das plataformas, além de outras informações relevantes e comentários sobre decisões judiciais recentes. Para participar do grupo exclusivo, interessados (maiores de idade) pagam uma assinatura mensal de R$27. Porém, o profissional também conta com um grupo aberto e gratuito para dicas mais gerais, que pode ser acessado neste link.
O advogado lembra que “ao mesmo tempo em que as redes sociais promovem a criatividade e as trocas produtivas entre usuários, também é palco constante de fraudes e diversas condutas indevidas. Tanto a cartilha como o serviço de mentoria e a nova temporada do Influcast buscam ajudar, principalmente pais e mães, a identificar o que é ético e legalmente viável e o que é abusivo na presença de crianças e adolescentes nas redes sociais”.
Alguns dados sobre crianças e adolescentes na internet
Em 2017, a pesquisa TIC Kids Online Brasil mostrou que 8 em cada dez crianças e adolescentes brasileiros se conectam com frequência à Internet, e que 75% delas têm permissão de usar redes sociais sem supervisão. Levantamento norte-americano realizado em 2019 pelo NPD Group apontou que cerca de 40% das crianças e adolescentes de até 14 anos assistem a vídeos no YouTube pelo menos uma vez por semana e que mais de 60% nessa faixa etária já compraram algo que viram em um vídeo.
Estima-se ainda que, entre os 10 influenciadores mais bem pagos da internet, dois têm menos de 10 anos de idade. Essa grande presença de crianças nas redes sociais é uma realidade em diversos países, e até outubro de 2020 nenhum deles possuía uma regulamentação específica. A França se tornou o primeiro país a legislar sobre a questão quando seu parlamento aprovou, por unanimidade, uma lei para enquadrar a atividade das crianças influenciadoras na internet. Aqui no Brasil, porém, esse universo ainda está longe de ter uma proposta de lei adequada.
—-
SERVIÇO
CARTILHA GRATUITA “Influenciadores Mirins”
Baixar em: https://influenciadoresmirins.com.br/
Influcast – temporada Especial Influenciadores Mirins:
Episódios semanais disponíveis em https://www.influcast.com.br/
Nas principais plataformas: Spotify, Deezer, Apple Podcast e Google Podcast
E em vídeo no canal Youtube.com/rsbloggers
Mentoria VIP para Perfis Mirins:
Informações em https://bit.ly/mentoriavipmirins
Texto: Andressa Griffante – RS BLOGERS