Para marcar o mês do Orgulho e celebrar ícones da plataforma, o TikTok reconheceu personalidades e criadores de conteúdo latino-americanos LGBTQIAP+ que se destacam e geram impacto em suas comunidades em uma edição especial da lista Vozes Visionárias.
Ao todo, foram 14 criadores brasileiros selecionados em três categorias: “criadores que fazem a diferença”, nativos da plataforma que usam o TikTok como forma de amplificar sua voz, como Patrick Torres, um dos autores brasileiros mais conhecidos da comunidade #BookTok, e Rita D’Libra, drag queen e intérprete de libras; “inovadores da indústria”, artistas e celebridades marcantes na comunidade, como Ludmilla, cantora, e Grag Queen, apresentadora do Ru Paul’s Drag Race Brasil; e “pequenos empreendedores”, pessoas da comunidade LGBTQIAP+ que encaram a empreitada de abrir e gerir um negócio, como Raphael Rezende, mentor de carreiras, e Louise Costa, que cria peças de praia para pessoas trans.
“Estamos muito felizes em lançar o projeto ‘Vozes Visionárias’ que celebra e destaca a comunidade LGBTQIAP+. É uma forma de incentivar e apoiar estes criadores que usam a plataforma para se expressarem livremente dentro de seus nichos. Acreditamos que o TikTok tem um papel importante na construção de uma comunidade – on-line e off-line – mais forte e inclusiva e estamos comprometidos em melhorar continuamente como um lugar seguro e acolhedor para todas as vozes”, afirma Maíra Carvalho, Diretora de Operações do TikTok no Brasil.
A lista é parte da campanha #LivreParaSer, que existe no TikTok desde 2020, como um manifesto para que as pessoas sejam – e se sintam – livres para ser, criar e evoluir quem elas são.
Quem é Rita D’Libras:
@ritadlibra (ela/dela), Rio Grande do Sul: Rita D’Libra é a primeira Drag Queen intérprete de Libras nacional. Sua formação é em pedagogia, com pós-graduação em Libras, e a atua na área da inclusão desde 2012 com teatro inclusivo. Atualmente é uma criadora de conteúdo de educação e humor, e já traduziu os shows de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Iza, entre outras.
Crédito da foto: Ramon Dias