O Pertence, que vem se destacando no cenário nacional ao trazer soluções inovadoras e efetivas para inclusão de pessoas com deficiência e para promoção da diversidade, mais uma vez, traz o debate para o centro da questão, a partir de uma obra artística e representativa nos palcos de Porto Alegre. Com o projeto “Fábrica de Sonhos”, idealizado e fundado em colaboração com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno, o Pertence apresenta o espetáculo CORPOMUNDO. A estreia está marcada para sexta-feira, 11 de outubro, às 20h, no Teatro CIEE. Os ingressos são gratuitos e devem ser solicitados pelo Sympla. Vagas limitadas.
A nova produção, um espetáculo de dança-teatro, é o resultado de meses de dedicação e ensaios intensivos por parte dos participantes e da equipe artística do projeto. Do total de 21 integrantes, 15 são pessoas com deficiência intelectual e/ou física (síndrome de down, autismo, asperger, dentre outros). O enredo parte da pergunta “O que pode um corpo?” para refletir e questionar a ação humana em relação ao meio ambiente. “O tema inspirou um roteiro, construído a partir de uma dramaturgia corpórea, que monta um painel de diferentes alegorias sobre a relação entre o corpo humano e o mundo”, comenta Paula Carvalho, gestora cultural do Pertence e diretora do espetáculo.
A performance lúdica e poética tem como fio condutor poemas sinalizados em LIBRAS, projeções, adereços e trilha sonora transformados em cenas que privilegiam a diversidade e as habilidades mistas dos participantes. O trabalho praticamente não utiliza a palavra, e possibilita dar ao corpo novas leituras, novas histórias, partilhando a dimensão poética da nossa existência, diversa, humana e presente.
A cultura é uma vertente de grande potência inclusiva e no Pertence é trabalhada em diversas frentes, como: no projeto “A Arte de Pertencer” com suas oficinas e capacitações, na Fábrica de Sonhos e em suas atividades formativas e de desenvolvimento de trabalhos artísticos. A partir do projeto “A cidade nos Pertence” são promovidas palestras voltadas ao público em geral que discutem pautas estruturais, capacitistas e de desenvolvimento social. Além disso, anualmente acontece a iniciativa “Educação Para Inovação Social “ que propõe um circuito cultural em escolas da rede pública e privada do Rio Grande do Sul, com uma programação exclusiva preparada para estudantes e professores, junto a palestras, atividades lúdicas, oficinas culturais sobre acessibilidade e inclusão.
O espetáculo CORPOMUNDO, integra a 6ª edição do projeto “A Arte de Pertencer”, uma iniciativa cultural do Pertence que promove cursos e capacitações presenciais e on-line gratuitos para pessoas com e sem deficiência de todo o Brasil. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Pertence, por meio da Lei de Incentivo à cultura e conta com o patrocínio das empresas: BRDE, Fruki, Copelmi, Buffon, Unifértil, PMWEB, DSV, Tozzini Freire Advogados, Bem e Hyva. E com o apoio cultural de: My Way – Century Park, Projeto Irmãos, Instituto Movimentart e CIEE-RS.
Sobre o projeto Fábrica de Sonhos : Fundado em agosto de 2018 pelo Pertence (um clube de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual que estimula os seus participantes a viverem suas próprias histórias de vida, vencendo as barreiras do dia a dia e ganhando independência), em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno, a Fábrica de Sonhos — Arte, Inclusão, Diversidade e Pertencimento – surgiu como um projeto ousado e visionário, idealizado por um profissionais das áreas de teatro, psicologia e educação, que perceberam a falta de espaços e oportunidades para que jovens PCDs pudessem desenvolver suas habilidades artísticas e criativas. Desde então, vem trabalhando incansavelmente para oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, onde os jovens possam explorar seu potencial artístico e superar barreiras sociais.
A partir de uma metodologia própria, que une integração, desenvolvimento pessoal, laboratório expressivo e ações artísticas multidisciplinares, os artistas do Pertence aprendem técnicas de improvisação, expressão corporal/vocal, dança contemporânea, pesquisa do movimento e interpretação. Atividades essas, que lhes permitem criar uma bagagem artística, sensorial e corpórea, estimulando a imaginação, a criatividade e a autoconfiança.
“O sucesso do Grupo Fábrica de Sonhos é um exemplo inspirador de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão, autoestima e transformação pessoal. Enquanto o grupo comemora seu sexto aniversário, é impossível não reconhecer o impacto positivo que ele tem tido na vida dos jovens participantes e na sociedade em geral, reforçando a importância de dar voz e espaço a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e diferenças”, destaca Victor Freiberg, presidente do Pertence.
FICHA TÉCNICA CORPOMUNDO
Direção: Paula Carvalho.
Coreografia: Bianca Bueno.
Elenco: Andrea Junges Cruz, Bianca Bueno, Eduardo Silva Bordignon, Fernanda da Silva Vieira, Francine do Amaral de Paulo, Gabriel Nequete Machado, Gisele Cardoso Martins, Guilherme Linck dos Santos, João Henrique Menezes Domingues, Jorge Gil, Júlia Oliveira, Júlia Schleder de Borba, Marcos Fernando Lengler Vargas, Maximilian Augusto Dick Bodmann, Paola Pavezi Nascimento, Paula Carvalho, Rafael Burguer Ruiz, Rodrigo Carús Greco, Rodrigo Duarte Zabaleta, Thaiely Costa, Thiago Montenegro Barbosa de Souza e Vanessa Monteiro dos Santos Garcia.
Figurinos: Titi Lopes.
Criação audiovisual: Têmis Nicolaidis.
Trilha Sonora: Gabriel Selvage, Augusto Baschera e pesquisa do grupo.
Elementos cênicos e cenotécnica: Jorge Gil.
Operação de som e projeção: Pedro De Camillis.
Iluminação: André Winovski.
Equipe pedagógica: Bianca Bueno e Paula Carvalho.
Monitor: Marcelo Jayme Paula.
Bolsistas: Paola Pavezi Nascimento, Júlia Oliveira e Thaiely Costa.
Assistente de visualidades: Keter Velho.
Assistente de comunicação: Victória Citton.
Assistente de produção: Manuela Kijner.
Direção de produção: Pedro De Camillis.
Gestão Pertence Cultural: Paula Carvalho.
CEO Pertence: Sara Zinger e Victor Freiberg.
Sobre o Pertence: Desde que foi fundado, há 11 anos, o Pertence vem se consolidando como uma referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Nascido com a inédita ideia de clube com atividades de convivência e sociabilidade, naturalmente, cresceu e precisou agregar conhecimento na gestão de seus próprios objetivos. Entre as atividades do Pertence estão passeios, oficinas, atividades especializadas, Curso profissionalizante “Trabalho & Vida”, Pertence Virtual, capacitações, Formações Artísticas, Grupo “Dialogando com as Famílias e viagens”, dentre outros.
Hoje, são 50 profissionais de diferentes áreas de formação e atuação, envolvidos na operação de forma sistemática ou pontual, além de 196 voluntários para diversas atividades que apontam, por exemplo, para números anuais de 120 oficinas de teatro, 96 oficinas de música e 120 oficinas de dança isso sem contar as demais modalidades de serviços e oficinas. Em sua trajetória, mais de mil pessoas com deficiência e seus familiares foram impactados pela metodologia que guia os projetos presenciais e virtuais do Pertence em todo Brasil.
Saiba mais em @pertencecultural @clubesocialpertence
Fonte: Tatiana Csordas
Na capa: O enredo parte da pergunta “O que pode um corpo?” para refletir e questionar a ação humana em relação ao meio ambiente
Ana Viana