A Vidroforte, empresa líder em nível nacional no fornecimento de vidros para o segmento de encarroçadoras – indústria de ônibus, veículos agrícolas, vans e linha náutica – agora se lança aos mercados europeu (mais especificamente, Espanha e Portugal) e asiático (China).
“A desvalorização do real frente ao dólar e ao euro torna nosso preço altamente competitivo. Além disso, a qualidade dos produtos e a capacidade de produção – mais de um milhão de metros quadrados de vidros por ano – são fatores que garantem a entrada em mercados reconhecidos pela tecnologia de ponta e pela automação dos processos”, afirma o diretor-geral José Mauricio Toledo.
A Vidroforte já vem desenvolvendo produtos que devem ser lançados nos mercados estrangeiros entre 2025 e 2026. A estratégia é acoplar acessórios (como o pega-mão) e suportes (como a borracha) ao vidro a fim de entregar o produto completo, “bastando encaixar”, como diz Toledo. Um laboratório interno para testes de vidros, que segue as normas de segurança europeias e norte-americanas, garante à empresa as certificações DOT, ECE, Inmetro e ISO 9001, entre outras, nacionais e internacionais. No laboratório, busca-se aumentar a resistência do vidro por meio de tecnologias de controle solar, melhorar seu peso e o seu design.
“A tendência para os próximos anos é que as encarroçadoras se transformem em montadoras e, nesse caso, a visão sistêmica – estrutura física adequada, engenharia de desenvolvimento de produtos e processos e a oferta do serviço completo em itens que facilitam a pré-montagem do vidro e o acoplamento aos veículos – é a principal estratégia da Vidroforte para se colocar como imprescindível a esses mercados, que vem sendo monitorados há mais de quatro anos”, conta o diretor-geral.
Para levar à frente as metas, a empresa investe na linha de produção com a compra de equipamentos e máquinas automatizadas para atender a “velocidade de resposta” em relação às necessidades das encarroçadoras.
No dia 11 de outubro, uma comitiva da Vidroforte viaja à China e à Alemanha para conhecer as tecnologias de processamento utilizadas para a produção do vidro e demais componentes agregados. Na Alemanha, os empresários participam de uma das maiores feiras de vidro do mundo, que acontece na cidade de Düsseldorf; na China, o objetivo é conhecer as fábricas de vidro, aprendendo sobre o maquinário utilizado e conhecendo seus fabricantes ou fornecedores. A partir dessas visitas e networking, a empresa pretende ampliar a visão estratégica sobre o seu projeto fabril, além de prever investimentos para alavancar a expansão.
“Desejamos não apenas nos manter ativos no mercado, mas tornar a Vidroforte mais forte e resistente frente aos segmentos internacionais, estudando as referências mundiais em nossa área”.
Com uma equipe de mais de 250 profissionais e unidade produtiva de 17 mil metros quadrados, o foco se direciona para a capacitação e a inovação.
Sobre a Vidroforte
Foi fundada em 1989 pelos irmãos Herberto, Eduardo e Carlos Heinen. Atualmente, está sob a liderança do diretor-geral José Mauricio Toledo e do diretor-administrativo Roberto Oliveira. A eles, soma-se a expertise do gerente-industrial Rafael Valente e do gerente-comercial Evandro Tartarotti. A empresa tem se destacado pela oferta de uma linha completa de vidros temperados, laminados e janelas, além de serviços especializados em reposição de para-brisas. Além da sede industrial em Caxias do Sul, possui centros de distribuição em Goiás e Minas Gerais. Para completar, através de parceiros, fortalece sua presença internacional em mais de 12 países na América do Sul e Central, Oriente Médio e Europa.
Vidroforte
Rodovia RS 122, 4545 | Desvio Rizzo | Caxias do Sul
(54) 3209-6600
Na capa: José Mauricio Toledo – crédito EM Foco Estúdio
Fonte: Lato Sensu