Oficial de Registro Civil Italiano, Francesca Barbanti participa de evento nesta sexta-feira, 18/10, às 12h30, para esclarecer sobre os atos e os procedimentos que acolhem processos brasileiros. Evento com vagas limitadas.
Pela primeira vez em Porto Alegre, evento com a presença de Francesca Barbanti, Oficial de Registro Civil Italiano, vai expor questões-chave sobre o percurso e procedimentos em relação ao acolhimento e à compreensão dos atos civis brasileiros. As certidões de Registro Civil são peças fundamentais para o reconhecimento da Cidadania Italiana. Ela vai falar durante almoço especial promovido pela Associação dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Rio Grande do Sul (ASTRAJURS), nesta sexta-feira, 18/10, das 12h30 às 14h30, no auditório Trend Office (Av. Ipiranga, 40, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre).
O tema interessa a boa parte da população brasileira e gaúcha. O Brasil é o país com maior número de descendentes italianos fora da Itália. Conforme dados da Embaixada Italiana no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas, ou 15% dos brasileiros, têm direito à cidadania italiana. Só no Rio Grande do Sul, cerca de 4,5 milhões de pessoas, ou um terço da população, têm esse direito. Mais de 120 mil gaúchos já possuem a cidadania italiana. E, em dezembro do ano passado, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre registrava 65 mil pedidos encaminhados.
Segundo a presidente da ASTRAJURS, Claudia Antonini, a apresentação de um oficial do Registro Civil Italiano é uma oportunidade para tradutores públicos, advogados, assessores, registradores, tabelionatos e descendentes compreenderem o atual momento de efervescência sobre a nacionalidade italiana. “Há um contexto novo ocorrendo nesta reta final de 2024 e projetos de lei sendo avaliados. Ainda assim, mesmo que nada mude, há alguns detalhes que a nossa convidada pode ensinar e que fazem toda a diferença para melhorar a compreensão dos documentos produzidos no Brasil e transcritos na Itália”, comenta ela, que também atua como tradutora pública e advogada especializada no tema no Brasil, na Itália e em Portugal.
O encontro é gratuito e possui vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo SYMPLA (https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-sobre-o-registro-civil-italiano-desafios-e-procedimentos-para-a-cidadania/2687149 ). Cada participante terá direito a uma lunch-box e o evento será no formato de painel, mediado pela presidente da Astrajurs.
SERVIÇO:
Diálogos sobre o Registro Civil Italiano: Desafios e Procedimentos para o Reconhecimento da Cidadania
QUANDO: sexta-feira, 18/10/2024, das 12h30 às 14h30
ONDE: Auditório Trend Office (Estacionamento pago no local)
COMO: Gratuito, mediante inscrição prévia. Inclui lunch-box para o almoço.
Vagas limitadas.
Sobre as painelistas:
– Dra. Francesca Barbanti: Oficial do Registro Civil em Roma, estudiosa de Cidadania e Atos Estrangeiros, operadora do setor de transcrição de atos estrangeiros há mais de 10 anos. Formada em Ciências Políticas pela Università degli Studi La Sapienza de Roma, com sucessivas especializações na Associazione Nazionale Ufficiali Stato Civile e Anagrafe.
– Dra. Claudia Antonini: Presidente da Associação dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Rio Grande do Sul-ASTRAJURS, advogada atuante no Brasil, na Itália e em Portugal, com formação em Direito e Relações Públicas Europeias, membro do comitê avaliativo da Revista Brasileira de Registro Civil e Estatísticas Vitais.
Fonte: Tatiana Csordas