Na última quinta-feira, (14), ocorreu o lançamento Oficial do Ilhota Hub de Inovação e Cultura Preta, abrindo a Semana da Consciência Negra, na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), localizada no Largo Visconde do cairú, 17, Centro Histórico.
O projeto Ilhota Hub de Inovação e Cultura Preta, é uma oportunidade única para potencializar, inovar, incluir o crescimento econômico afrocentrado. Uma iniciativa essencial para o fortalecimento da cultura e do empreendedorismo afro-brasileiro em Porto Alegre. A parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em parceria com a REAFRO – Rede Brasil Afroempreendedores, visa criar um espaço que não só incentiva o desenvolvimento, mas também promove um ambiente vibrante onde a cultura preta e o empreendedorismo se entrelaçam.
O Ilhota Hub, com seu enfoque em inovação e valorização da cultura preta, proporciona um espaço colaborativo para profissionais de várias áreas. Essa sinergia é fundamental para gerar soluções criativas e inovadoras, além de fortalecer redes de negócios que podem trazer impactos positivos para a comunidade local e para a sociedade como um todo. A construção de um ambiente inclusivo e de apoio ao desenvolvimento econômico é, sem dúvida, um passo importante para promover equidade e diversidade no ecossistema empreendedor.
Ilhota se posiciona como um espaço que vai além do incentivo ao empreendedorismo, ele pretende fomentar negócios de empreendedores das periferias, em um ambiente transformador, trazendo crescimento social, econômico, colocando a periferia no centro, criando bases sólidas para uma economia que libera e valoriza a diversidade. O nome homenageia a primeira comunidade negra da Capital, no bairro Cidade Baixa. A sede do Hub ocupa um espaço no prédio do Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Suzana Vellinho, a primeira mulher a presidir Associação, esteve presente no lançamento oficial do Hub, ressaltando apoio e a importância do projeto em promover engajamento e inclusão com a presença de empresários e empreendedores negros.
E, a noite aconteceu o Baile do Ilhota celebrando esta grande vitória, cerimônia de abertura, seguido por Baile ocorreu as 20h na Sociedade Cultural Floresta Aurora, ( 1º clube da sociedade negra, hoje recebe o apoio do Ilhota) com sua nova sede na Estrada Lourenço Mariante, 347 – Belém Velho.
Fonte: SM Assessoria de Comunicação – Jornalista Simone Martins – @smassessoriaimprensa