Caxias do Sul está inserida na programação nacional do Festival de Cinema Italiano desde 2022 em uma promoção do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, por meio do cônsul Valerio Caruso, em parceria com o Consulado Honorário de Caxias do Sul, por meio do cônsul Gelson Castellan, e apoio local da Prefeitura Municipal – Secretaria da Cultura.
Desde o dia 7 de novembro até o dia 2 de dezembro, segunda-feira, serão, no total, 22 sessões gratuitas.
Ainda há a oportunidade de prestigiar e se entreter com as duas últimas sessões na cidade, junto ao GNC Cinemas do Shopping Villagio Caxias.
25/11
SEGUNDA-FEIRA
19h30
GNC CINEMA
NASCIDA PARA VOCÊ
(NATA PER TE)
DIREÇÃO: Fabio Mollo
ELENCO: Pierluigi Gigante, Teresa Saponangelo, Barbora Bobulova, Alessandro Piavani
PAÍS: Itália / ANO: 2023
DURAÇÃO: 113 minutos
GÊNERO: Drama
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
SINOPSE
“Nascida Para Você” é baseado na história real de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba: um homem e uma menina que precisam desesperadamente um do outro, mesmo que o mundo ao seu redor ainda não esteja pronto para aceitá-los juntos. O tribunal de Nápoles está à procura de uma família para Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital. Luca, solteiro, homossexual e católico, sempre teve um forte desejo de paternidade e luta para obter a guarda de Alba. Quantas famílias “tradicionais” devem recusar antes que Luca possa ser considerado? Pode uma menina rejeitada pelo mundo se tornar a recompensa de uma vida?
02/12
SEGUNDA-FEIRA
19h30
GNC CINEMA
UM MUNDO À PARTE
(UN MONDO A PARTE)
DIREÇÃO: Riccardo Milani
ELENCO: Antonio Albanese, Virginia Raffaele,
Sergio Saltarelli, Alessandra Barbonetti
PAÍS: Itália / ANO: 2024
DURAÇÃO: 112 minutos
GÊNERO: Comédia
CLASSIFICAÇÃO: Livre
SINOPSE
Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre 7 e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese (Virginia Raffaele) e das crianças, Michele supera dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade. Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se então uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.
O Festival de Cinema Italiano no Brasil é organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil. Neste ano, a versão presencial do Festival ocorre em 120 salas de cinema de 87 cidades no país, com todas as exibições legendadas. Além disso, o Festival está disponível via streaming, de maneira gratuita e sem limite de acessos. Ao final, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
Na capa: Valerio Caruso e Gelson Castellan – crédito Leandro Araújo
Fonte: Lato Sensu