O CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte) contará com uma nova intervenção nos próximos quatro meses. A partir do dia 19 de agosto, estará à disposição do público a exposição ‘TransbordAR’, da artista paraense Roberta Carvalho, no Átrio do Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028). A entrada é franca, de segunda a sexta, sempre das 9h às 18h. Além disso, também no dia 19, às 19h, será realizado um talk entre a artista e a curadora Mel Ferrari sobre a construção da obra e a relação da arte com tecnologia e a inovação.
‘TransbordAR’ conta com a reprodução em grande escala de quatro obras da artista visual: ‘Maré’, ‘Ilha’, ‘Submersos’ e ‘Passa um rio por aqui’. A exposição, que traz um mergulho na experimentação de realidades mistas, provoca interação do público com a obra através da realidade aumentada. Esse intercâmbio – instigado pelo uso da tecnologia – revela ao público a força das águas e dos rios enquanto potências de vida.
“As obras estarão expostas em locais estratégicos dentro do CEIA, e para acessar os conteúdos de realidade aumentada e conferir as intervenções da artista, os visitantes precisam instalar um aplicativo de celular chamado ‘Amazônia aumentada’. Por ele o público terá acesso ao conteúdo contido nas imagens fotográficas”, revela a historiadora de arte e curadora da mostra Mel Ferrari.
Sendo pioneira em intervenções com projeções na Amazônia, o trabalho de Roberta Carvalho expõe os limites entre realidades, com intuito de revelar a relação íntima do rio com as pessoas. “Minha motivação é relacionar natureza, pessoas e a arte, através de ‘TransbordAR’ abre-se uma janela invisível e sensorial com imagens capturadas da floresta amazônica mostrando a relação das pessoas com a natureza e vice-versa”, afirma a artista Roberta Carvalho.
Roberta Carvalho foi vencedora de diversos prêmios como o Funarte Mulheres nas Artes Visuais (2014) e Funarte Microprojetos da Amazônia Legal (2010). Ela também foi bolsista de pesquisa e criação artística do Instituto de Artes do Pará (2006 e 2015). A artista ainda tem participações em exposições, mostras e festivais, no Brasil e em outros lugares como Paris, Barcelona, Martinica, Reino Unido.
Além de ‘TransbordAR, o local ainda permanece com a exposição ‘Toten’, de Bruno Novelli, e ‘Pli selon pli’, de Vicente de Mello, abertas ao público e com entrada franca. Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, o CEIA apresentará até dezembro de 2021 uma agenda repleta de atrações, como exposições de arte visuais, shows e debates que provoquem reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo.
Instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil. Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No local é possível ter acesso a um workspace, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.
Protocolos de segurança e saúde
Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício; e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.
Sobre o Farol Santander Porto Alegre
O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completou, em março de 2021, dois anos de atividades. No período, recebeu diversas exposições de artes visuais: “Roda Gigante – artista Carmela Gross”, “Saramago – os pontos e a vista”, “Estratégias do Feminino”, “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio”, “Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil”, “Naturezas Imersivas”, “Tarsila para Crianças”; exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra “Cinema Atual Espanhol”; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.
O Farol Santander Porto Alegre também possui um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.
Patrocínio
Banco Santander Brasil
Realização
BS Project e Farol Santander Porto Alegre
Lei de Incentivo
Projeto recebe apoio financeiro através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.
SERVIÇO:
“Exposição Roberta Carvalho – TransbordAR”
Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 09h às 18h
Local: Farol Santander Porto Alegre
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Site CEIA: www.ceia.co
Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co
TEXTO:
Filipe Chagas
Pulso Comunicação Criativa