Encontro terá mediação da professora Karine Storck e participação da arte-educadora Alice Wapler, do pedagogo Rodrigo Saballa e do artista visual Sandro Ka; entrada é franca
Já imaginou a sala de aula como espelho do atelier? Se sim, sabe da importância das relações entre arte e escola, educação e instituições culturais. Pensando nisso, e também em como a produção artística contemporânea pode mobilizar a ação docente e as ações educativas em espaços culturais, o CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte) realizará no próximo dia 02 de setembro, às 19h30, a próxima edição do CEIA Talks com o tema: “Papo Educador: Docência e Arte Contemporânea”. O encontro, no Átrio do Farol Santander (Av. Siqueira Campos, 1125) terá mediação da professora de artes visuais da UFRGS Karine Storck e participação da arte-educadora Alice Wapler, do pedagogo e professor da UFRGS Rodrigo Saballa e do artista visual Sandro Ka.
O evento será presencial mediante convites, que terão limite de 30 unidades e estarão disponíveis gratuitamente no site www.sympla.com.br/ceia. O CEIA Talks contará com intérprete de libras. Não será permitida a entrada de pessoas sem a confirmação feita via Sympla. Além disso, é obrigatório o uso de máscara no local e respeito ao distanciamento.
No debate, o tema será amplamente discutido por autoridades que possuem uma vida dedicada à arte e à educação, que possuem o desafio diário de construir um cenário para que a arte na educação não seja um processo mecanizado e engessado. “Nossa expectativa ao reunir esse time de pensadores é ampliar a discussão sobre a importância da arte-educação no ensino. Queremos propor uma séria discussão sobre o cenário atual e futuro brasileiro, sobre a capacitação de gestores, professores, artistas e instituições culturais. Sabemos que a arte-educação é parte importante no processo de desenvolvimento humano, portanto, precisamos ir à frente e questionar as relações e ações que são possíveis quando unimos arte e educação com escolas e instituições culturais”, indaga Thaís Carreires, head do CEIA.
PAINELISTAS
ALICE WAPLER
Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Com experiência em aulas regulares e oficinas em escolas e ateliês, foi professora do Colégio Farroupilha e sócia fundadora do Azul Anil Espaço de Arte. Ministrou, em escolas e faculdades, formações de educadores (as) baseadas no diálogo entre as expressões artísticas e no desenvolvimento de processos criativos. Curiosa pelos percursos de autoconhecimento por meio da arte, possui formação nas áreas de Arte, Criatividade, Educação e Formação de Leitores. É autora do livro Vamos Fazer Arte com o Azul Anil?, da editora Mediação, e contribuiu com proposições artísticas para o livro Vive Rudá: Guia Prático de Aplicação de Valores Humanos na Educação, da editora Brahma Kumaris. Entusiasta da associação entre Arte e Literatura, atualmente realiza Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária, pela UCS.
RODRIGO SABALLA DE CARVALHO
Pós-doutor em Educação (UFPEL), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS). Professor da área de Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Líder do CLIQUE – Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas – CNPQ-UFRGS.
SANDRO KA
Artista visual e pesquisador. Professor de Gestão e Produção Cultural (IFRS). Doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos (FACED/UFRGS), licenciado em Artes Visuais (Centro Universitário Claretiano) e bacharel em Artes Plásticas (IA/UFRGS). Desde 2003, realiza exposições individuais e participa de mostras coletivas em diversas cidades no Brasil e no exterior, desenvolvendo produções nos campos da escultura, do desenho, da instalação e da intervenção urbana. Premiado na área de Artes Visuais, possui obras em importantes acervos, como MARGS, MACRS, Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – IA/UFRGS e UFCSPA (Porto Alegre/RS), AMARP (Caxias do Sul/RS), MAVRS (Passo Fundo/RS), Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB (Viamão/RS) e Sesc Juazeiro (Juazeiro do Norte/CE).
MEDIAÇÃO
KARINE STORCK
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Especialista em Estudos Culturais e Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pela UFRGS e mestre em Educação pela mesma universidade. Foi professora de artes visuais em escolas da rede municipal e estadual na cidade de Porto Alegre-RS e desde 2017 atua no Colégio de Aplicação da UFRGS. É integrante do ARTEVERSA -Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (FACED/UFRGS) e do Programa de Extensão Práticas Pedagógicas do CAp/UFRGS em diálogo (PRAPEDI).
PROGRAMAÇÃO/SERVIÇO
19h – Abertura CEIA
19h30 – Início do CEIA Talks
20h30 – Encerramento
Ingresso
· O convite é gratuito e válido por pessoa e para o evento;
· Serão liberados 30 ingressos;
· Em relação às vagas, será de acordo com a chegada.
Ingressos gratuitos disponíveis em www.sympla.com.br/ceia
Local
· CEIA – Átrio do Farol Santander POA;
· Endereço: Av. Siqueira Campos, 1125 – Centro Histórico.
Protocolos de segurança e saúde
Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício; e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.
CEIA
Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, apresentará ao longo de nove meses uma agenda repleta de atrações. A plataforma – física e digital – de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo, instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil. Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No espaço é possível ter acesso a workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.
FAROL SANTANDER POA
O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completou, em março de 2021, dois anos de atividades. No período, recebeu diversas exposições de artes visuais: “Roda Gigante – artista Carmela Gross”, “Saramago – os pontos e a vista”, “Estratégias do Feminino”, “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio”, “Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil”, “Naturezas Imersivas”, “Tarsila para Crianças”; exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra “Cinema Atual Espanhol”; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.
O Farol Santander Porto Alegre também possui um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.
Patrocínio
Banco Santander Brasil
Realização
BS Project e Farol Santander Porto Alegre
Lei de Incentivo
Projeto recebe apoio financeiro através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.
SERVIÇO:
“CEIA Talks – Papo Educador: Docência e Arte Contemporânea”
Dia 02 de setembro – 19h30
Convites: www.sympla.com.br/ceia
Horário: 19h30 às 20h30
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Site CEIA: www.ceia.co
Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co
YouTube: https://www.youtube.com/c/CEIAPOA
Texto: Filipe Chagas – Pulso Comunicação