Neste janeiro branco – mês de conscientização sobre a saúde mental, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reforça o alerta sobre a necessidade de atenção à assistência psiquiátrica no Rio Grandes do Sul e destaca a importância de ações em prol da expansão da assistência psiquiátrica hospitalar e ambulatorial, garantia de insumos e estrutura física para esse atendimento especializado, no Estado.
O RS apresenta hoje um déficit de mais de 2,5 mil leitos psiquiátricos e, mesmo assim, existem movimentos para maior redução.
Com o objetivo de estimular o olhar da sociedade e dos gestores públicos para o tema, o Núcleo de Psiquiatria do Simers vem realizando um trabalho de mapeamento de todos os Centros de Atenção Psicossocial no Rio Grande do Sul, já em 40% vistoriados. Além da precariedade de infraestrutura física e de insumos observada em alguns espaços, foi constatado que 25% dos CAPS visitados não tem psiquiatra, o que escancara um problema antigo: a carência de especialistas para o tratamento dos agravos mentais.
Diante desse número alarmante e de necessárias medidas que possibilitem atenção adequada aos pacientes e condições imprescindíveis ao trabalho do médico psiquiatra, o Simers reforça a campanha “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, chamando a atenção para a precarização da assistência em saúde mental estadual. Lançada no final de 2021, com abrangência nacional através de parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), essa campanha se desdobra com o propósito de possibilitar avanços e conquistas aos profissionais e pacientes.
Entre as atividades previstas, estão: visita a instituições, formadores de opinião e gestores para entrega do relatório das vistorias nos CAPS, com diagnóstico e necessidades; voluntários do Simers farão blitz em pontos estratégicos para destacar o objetivo do “Janeiro Branco”, ressaltando a valorização da Vida e do Médico Psiquiatra. A campanha inicia na segunda-feira (17), através da imprensa.
Siga o Simers nas redes Sociais: – Instagram– Facebook
– Twitter
Fonte: Amália Ceola