Para os amantes do McDonald’s aqui vai uma excelente notícia, a unidade recém-inaugurada em Bangu, no endereço Rua da Feira, n 973, na zona oeste do Rio de Janeiro, além de proporcionar aos moradores e aos visitantes do local a possibilidade de saborear as mais diversas opções de lanches, traz agora outra novidade: a inauguração de um novo ponto cultural no bairro, um mural grafitado no estacionamento da lanchonete. Quem assina o mural são os artistas Léo Shun e Lorena Crist, que também são moradores do bairro. Conhecidos por sua arte multicolorida e vibrante, o casal de grafiteiros foi convidado pelo McDonald’s para criar uma arte totalmente exclusiva e lúdica trabalhando a temática Mobilidade Urbana em uma combinação de elementos que traz os principais produtos do McDonald’s interagindo com diferentes personagens.
O painel gigante possui mais de 50 metros quadrados e fica localizado num ponto do estacionamento bem visível e destacado, para que todos os frequentadores do McDonald’s que visitarem o local possam interagir e sair com uma lembrança super instagramável desta unidade da rede de fast food. Todos os elementos que compõem a arte fazem jus à proposta de brincar com o imaginário dialogando sobre mobilidade urbana, e ainda destacam de forma divertida os principais produtos do McDonald’s ao mesmo tempo em que conscientizam sobre inclusão, acessibilidade, diversidade e sustentabilidade.
O graffiti passeia artisticamente pelo tema mobilidade urbana, trazendo personagens que se movimentam livremente a partir de diferentes meios como a bicicleta, o skate, os patins, o patinete e a cadeira de rodas que destaca também a atenção que a sociedade precisa dar a inclusão e a acessibilidade. No entanto a mobilidade urbana envolve também outras formas de deslocamento, tais como, trem, metrô, carro, moto, motocicleta, ônibus, a pé, etc.
A arte do graffiti por ser feita nas ruas se comunica bem com a sociedade, nessa arte o casal de grafiteiros utilizou de traços, formas e cores vibrantes para incentivar a mobilidade urbana que oferece qualidade de vida, incentivando principalmente meios de mobilidade urbana sustentáveis e que viabilizam a atividade física em seu deslocamento, como a bicicleta, o skate, os patins, o patinete, juntamente com os caminhantes, corredores, etc. Essas também são formas de preservar o meio ambiente da emissão de gases poluentes, de conscientizar sobre um estilo de vida dinâmico e menos estressante devido à redução de congestionamentos e dos gastos com o combustível que nesses últimos tempos tem sofrido reajustes significativos de aumento de preço.
Shun e Lorena, os artistas convidados, são moradores de Bangu e concentram grande parte dos seus projetos artísticos na região. Para os artistas, a zona oeste é bem mais do que o maior espaço geográfico da cidade, ela representa seu berço, parte da sua história, e por esse motivo realizar esse novo painel de graffiti foi tão significativo.
“Bangu é um bairro incrível, cheio de histórias e personalidades. Fico sempre muito feliz quando tenho a oportunidade de pintar aqui no bairro, principalmente participando desse projeto incrível para o McDonald’s. A confiança no nosso trabalho e a liberdade que nos deram para criar uma arte leve e jovem, homenageando o bairro e trazendo questões importantes como sustentabilidade e inclusão, foi algo maravilhoso.” Diz Léo Shun.
Para os apreciadores de arte urbana e fãs da dupla de grafiteiros é possível notar que em sua criação para esse mural, a arte, além de dialogar sobre o tema proposto e diferentes questões contemporâneas, exalta Bangu retratando no graffiti os principais pontos e referências do bairro como o calçadão de Bangu, a paróquia São Sebastião e Santa Cecília, o Bangu atlético e a Fábrica Bangu onde hoje se encontra o Bangu shopping. Seguindo características bem originais a arte realça e homenageia o bairro mais quente do Rio de Janeiro, e brinca com os elementos propondo uma linguagem divertida, sugerindo que o imaginário e o lúdico se aflorem. “Na arte, enquanto a personagem principal saboreia um delicioso hambúrguer, ela fecha os olhos para se envolver com o sabor de um mundo Mc Feliz onde surgem balões em formato de hambúrgueres, um sol formado por batatas fritas, um milk-shake gigante, e uma infinidade de cores, traços e movimentos”. Descreve Lorena Crist. Além disso, os artistas prepararam um espaço interativo dentro do mural onde o público poderá tirar fotos brincando com a arte.
Quem quiser conferir de perto essa arte, é só visitar a nova loja do McDonald’s em Bangu. E para ver mais trabalhos dos artistas é só acompanhá-los nas redes sociais, no Instagram @leoshun_rj e @lorenacristoficial ou na página Léo Shun, no Facebook.
Palavras Chave: #graffiti #Mcdonalds #Bangu #leoshun #lorenacrist #RJ #zonaoesterj #arte #Shun #mcdonaldsgraffiti #fastfood #mclanchefeliz #mobilidade #mobilidadeurbana #inclusão #sustentabilidade #acessibilidade #cores #movimento #cadeirante #bike #patins #skate #representatividade #mural #muralista #bicicleta
FONTE: Lorena Crist – Jornalista – MTB 0039116/RJ