O fabuloso Iate Clube de Santos, localizado no bairro de Higienópolis São Paulo- Sede Social realizou uma noite de gala em comemoração aos seus 75 anos com muito glamour e Black Tie, sax (Zico sax), piano (Andre Molinero), e o show do ator e entertainer Daniel Boaventura que cantou hits dançantes.
Sede São Paulo – desde 2008
Construída para receber bem, a casa que pertenceu a Dona Veridiana Valéria da Silva Prado, desde 2008 abriga a sede paulistana do Iate Clube de Santos. Com seu jardim de cinco mil m² e espelho d’água, o palacete é ponto de encontro de sócios, especialmente em eventos sociais e reuniões da diretoria.
Aristocracia paulistana
Construída em 1884, a sede administrativa do ICS foi adquirida em 2008. O casarão de dona Veridiana Valéria da Silva Prado é um retrato da riqueza da aristocracia paulista do café. Filha de um grande fazendeiro, o Barão de Iguape, Veridiana era uma mulher com espírito moderno e que dava grande importância para reuniões culturais e iniciativas intelectuais. Assim, ergueu o palacete com o objetivo de usar seus amplos salões como ponto de encontro para a sociedade da época. O ostensivo projeto, em estilo renascentista francês, teve todos os materiais trazidos da Europa e antes de se tornar parte do patrimônio do ICS, pertenceu ao elitizado São Paulo Clube.
Dona Veridiana Prado trouxe, para São Paulo, o espírito dos salões parisienses onde artistas e grandes figuras da época se encontravam. Inclusive, transformar o local em um dos pontos de encontro para iniciativas culturais e reuniões intelectuais era um dos principais objetivos ao erguer a casa. Assim, com décadas de rica história, o casarão já recebeu importantes nomes como a princesa Isabel, em 1887, e Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica, mais conhecida como a Dama de Ferro, em 1994, além de outros ilustres visitantes como os mais influentes pensadores, políticos e empresários.
“A propriedade de D. Veridiana, lindíssima; casa à francesa, exterior e interiores muitíssimo bonitos, de muito bom gosto. (…) Os jardins têm gramados dignos da Inglaterra, a casa domina tudo, há um lagozinho, plantações de rosas e cravos, lindos. Vim de lá encantada”, escreveu a princesa Isabel, em seu diário de viagem, após a visita. Um grande patrimônio. As duas outras unidades se localizam em Angra dos Reis, RJ e no Guarujá, SP.
FONTE Ovadia Saadia