Na Galeria Bublitz, o artista apresenta a exposição “Quimeras quem dera”, com 35 obras inéditas, a partir do dia 30 de julho.
A arte do gaúcho Marcelo Zeni passeia pelo mitológico, pela fantasia e pelo lúdico e será exposta pela primeira vez na Bublitz Galeria de Arte. A mostra “Quimeras quem Dera” estará em exibição de 30 de julho a 30 de agosto, na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. A exposição tem a curadoria do artista Marcelo Hübner. Também será possível conferi-la na Bublitz Galeria Virtual de Arte, que poderá ser visitada no link: https://virtual.galeriabublitz.com.br/.
Recentemente, Zeni participou de uma exposição coletiva da Bublitz Galeria de Arte, na histórica Casa Presser, em Novo Hamburgo. Foi lá que o marchand Nicholas Bublitz conheceu mais de perto a obra do artista e se impressionou. “Marcelo Zeni se destaca pela qualidade técnica e pela expressividade de suas produções”, analisa. “Com o sucesso de público e crítica, decidimos levar a produção inédita de Zeni para a galeria em Porto Alegre”.
O artista
Natural de Muçum, no interior do Estado, atualmente Marcelo Zeni se dedica à arte em seu ateliê localizado no bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Formado em Belas Artes pela Feevale com especialização em design gráfico pela Unisinos, dedicou-se a atividade de designer de 1987 a 2007. Nos últimos 20 anos, foi também professor nos cursos de graduação de Design e Design de Moda.
Como artista, Zeni participou do grupo Arte 15 de São Leopoldo. Há quase 40 anos atuando nas artes visuais, já realizou diversas exposições individuais e coletivas dentro e fora do Estado e até do país, incluindo a 2º Salão Internacional de Pintura de Los Angeles, neste ano.
A exposição
Em “Quimeras quem dera”, Marcelo Zeni apresenta 35 obras produzidas neste ano inspiradas em um universo imaginário e simbólico, com a técnica de pintura a óleo sobre tela. Nas produções, ele expressa sua identidade como artista figurativo ao evidenciar a figura humana muito bem delineada. Nessa exposição, suas telas são povoadas por personagens da mitologia, que fascinam nossos sonhos até a atualidade.
A mostra traz a série Medusas de Papel. Nela, Zeni apresenta este mito desconstruído de sua forma clássica. Como observa, geralmente na história da arte, a medusa é representada com uma expressão de horror com relação a própria imagem. “O mito da Medusa, assim como diversos personagens da mitologia grega, tem diferentes versões e uma delas é a do poeta romano Ovídeo. Em sua versão, ele a apresenta como sendo a mais bela das sacerdotisas que, punida por Atena, é transformada em monstro após se entregar a Poseidon. Nesta variante Medusa não nasce monstro, mas diversas situações a tornam assim”, explica. “Prefiro acreditar nas pessoas e olhá-las com mais empatia, refletindo sobre o feminino e seu papel na sociedade”, revela.
Na exposição, ele também explora o tema das Quimeras, a ideia de “seres híbridos”, misturando pessoas, animais e plantas. Já o elemento gráfico que sugere as farpas de uma folha de papel destacado, presente em elementos da obra, remete aos desenhos realizados em cadernos espirais desde a infância. Sua abordagem do tema é fantástica, já que a palavra Quimera também se aplica à utopia, sonhos e devaneios sobre diversidade, a relação do sujeito com o grupo, a configuração do toda através da relação entre as partes. “Será fantasia imaginar uma humanidade mais inclusiva e harmoniosa? Somos todos únicos e diferentes, perfeitos em nossas imperfeições e somos parte da natureza, não os donos dela”, observa.
A fantasia de Marcelo Zeni é um convite para o imaginário e para o belo que chama a atenção pela estética de suas produções e para o resgate de temas que permeiam as origens da humanidade e ainda se fazem presentes: a força da mulher e a mitologia.
“É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une”, resume Marcelo Zeni, citando Edgar Morin.
Exposição “Quimeras quem dera” – Marcelo Zeni
Período: 30 de julho a 30 de agosto
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, 10h às 16h
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143 – Porto Alegre – RS
Bublitz Galeria Virtual de Arte: https://virtual.galeriabublitz.com.br/
Assessoria de Imprensa:
Tatiana Csordas
(51) 98111-8734