A Matemática é uma das matérias mais importantes da escola, mas muitas pessoas têm dificuldade para aprender essa disciplina por considerá-la “chata” ou “complicada demais”. Estima-se que, em 2030, apenas 2% dos jovens recém-formados no Ensino Médio tenham conhecimento adequado nessa disciplina, segundo pesquisa recente do MEC (Ministério da Educação).
Mas, se depender do gaúcho Daniel Ferretto – mais conhecido na internet como Professor Ferretto – isso não irá acontecer. O influenciador começou a gravar vídeos para o Youtube há 8 anos e hoje já acumula quase 3 milhões de inscritos em seu canal Ferretto Matemática. Já em suas outras redes sociais – como o Facebook e o Instagram– ele soma mais 700 mil seguidores, que consomem suas dicas de ensino.
A dificuldade com a disciplina também foi um obstáculo para o próprio Ferretto durante a época da escola. “Sempre tive gosto por esportes, e nessa época meu desempenho em Matemática era muito ruim”, conta ele. Muitos anos depois, em 2012, ele superou essa dificuldade e foi aprovado em um concurso da Polícia Federal, ficando entre os 50 melhores de um total de 11 mil candidatos.
Em 2013, ainda como policial, Ferretto sentia-se insatisfeito com a profissão, e decidiu criar o canal no Youtube, como uma forma de ajudar alunos que enfrentavam dificuldades, assim como havia acontecido com ele. A partir daí, repensou seus objetivos e decidiu que queria ser um empreendedor da internet.
Plataforma de ensino
Além das redes sociais, Ferretto é fundador de uma plataforma que prepara estudantes para a prova do Enem e vestibulares, e conta atualmente com um time de 12 professores de todas as disciplinas do Ensino Médio. Através do canal, o aluno tem todo o suporte através de aulas, exercícios, simulados, gráficos e outros materiais. A equipe tem professores de Literatura, Geografia, Matemática, Química, História, Física, Biologia, Redação, Gramática, Filosofia, Inglês e Espanhol.
Hoje a plataforma soma mais de 50 mil estudantes de todas as regiões brasileiras, que se preparam online para o Enem e para os vestibulares mais disputados do país.
Para o professor, um dos pontos fortes da plataforma, que é sempre elogiado por estudantes, é a diversidade cultural. “Diferentemente de outros canais, que são mais regionalizados, temos docentes de vários Estados do Brasil. Essa diversidade faz com que todos sintam-se acolhidos, é comum nos dizerem que, ao acessarem uma aula e ouvirem o mesmo sotaque que o seu, sentem-se “abraçados”. Estudar de forma remota é uma tarefa muitas vezes solitária, então, são detalhes que fazem toda a diferença e aumentam a motivação daquele aluno”, finaliza Ferretto.
Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 11 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.
FONTE: Ortolani Comunicação & Marketing