Depois de receber cerca de 30 mil pessoas durante a Expointer, o projeto Estância da Arte vairealizar oficinas para alunos da rede pública de ensino de Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Gravataí, Montenegro, Encantado, Esteio e Dois Irmãos. O artista Alejandro Arnutti dará aulas de Escultura e a psicopedagoga Faheana Thönnigs ministrará worshops de Arte-Educação. Ao todo serão 16 encontros que acontecerão ao longo do mês de setembro.
“Temos o objetivo desenvolver a interação entre a pintura e os sentidos, percebendo as diferentes reações que a criança pode ter, instigando a exploração de cores, misturas e texturas de forma a contribuir com uma reflexão sobre a ação e a cultura gaúcha”, afirma Daniel Henz, da Produtora Simples Assim, idealizadora do projeto. Na Oficina de arte educação com Faheana Thönnigs, com 1h de duração, os estudantes do 1º ao 5º ano utilizarão materiais como erva-mate, cola, papel sulfite e pólen, água e pincel. Esta atividade conversa com a cultura do estado através da arte e da ludicidade utilizando a experimentação de materiais naturais.
Sobre a oficina de Escultura, com Alejandro Arnutti, com duração de 1h30min, os Estudantes do 8º ao 9º ano, terão introdução sobre métodos de desenho e a sua importância no desenvolvimento da escultura. Serão apresentados os conceitos de desenho geométrico e será demonstrado o processo de construção utilizando-se desse método. A partir dos desenhos geométricos, será iniciada a prática de transformá-los em algo tridimensional, ou seja, a escultura. Os alunos serão orientados sobre a utilização das estecas, bem como sobre a modelagem, enquanto aplicam as orientações na argila. “Haverá, ainda, um espaço para perguntas e respostas, tanto sobre o processo de desenho e escultórico, como também de outros assuntos dentro das artes plásticas, como os desafios da carreira de artista, as influências da cultura na qual estamos inseridos em nossa arte”, conclui Daniel.
Entre as escolas que receberão as oficinas estão: Nelda Julieta Schneck (Ivoti), Edvino Bervian (Morro Reuter), Boa Saúde (Novo Hamburgo), Murialdo (Gravataí), Walter Belian (Montenegro), Irmã Cléssia (Gravataí), José Mariano Garcia Mota (Gravataí), Mundo Encantado (Encantado), Tomé de Souza de Esteio (Esteio), Ezequiel Nunes Filho (Esteio). O Projeto Estância da Arte é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio diamante do Banco De Lage Landen, patrocínio ouro da Marcher Brasil e Baldo S/A, Patrocínio Prata das Lojas TAQi, Multi Armazéns, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, TFL do Brasil e Lojas Quero Quero. Realização da Simples Assim e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
FONTE: Adriano Cescani