“O Dia de São Cosme e Damião é uma data presente no calendário litúrgico do catolicismo, sendo celebrada em 26 de setembro. São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos que ficaram conhecidos por serem médicos que não cobravam pelos serviços prestados. Por serem cristãos, foram martirizados.”
“Cosme e Damião foram dois cristãos que viveram nos séculos III e IV d.C. e ficaram marcados na história do cristianismo. Eventualmente se tornaram alvo de veneração e canonizados, fazendo deles santos. Atualmente, são conhecidos como padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.
Não se sabe muita coisa sobre a vida deles, mas a tradição cristã afirma que eram irmãos gêmeos que nasceram no século III d.C., na Arábia Saudita. Eram de uma família nobre e muito cristã, sendo que a devoção da mãe deles, Teódata, contribuiu abertamente para a religiosidade de todos os seus filhos. Cosme e Damião tinham outros irmãos.”
“Os verdadeiros nomes dos irmãos gêmeos eram Acto e Passio, e, na vida adulta, eles se tornaram médicos que trabalhavam na Ásia Menor, região da Ásia que hoje corresponde à Turquia. Foi a prática médica em forma de caridade dos irmãos que os tornou figuras veneradas.
Cosme e Damião curavam doentes por onde passavam e atribuíam seus dons médicos a Deus. As obras realizadas por eles e a devoção que tinham ao cristianismo contribuíram para que alguns de seus pacientes se convertessem a essa religião. Alguns dos seus feitos eram tidos como supostos milagres.”
“A fama de Cosme e Damião correu a Ásia Menor, incluindo o boato de que eles eram cristãos. Para o contexto, provavelmente, começo do século IV d.C., o fato de serem cristãos era um grande risco, pois o imperador romano da época, Diocleciano, era devoto da tradicional religião pagã do Império Romano. Por isso, havia no seu reinado uma grande perseguição aos cristãos.
Os boatos sobre Cosme e Damião chegaram a Lísias, governante da Cilícia. Ele então trouxe os médicos ao seu encontro e os prendeu ao confirmar que eles eram de fato cristãos. Os irmãos foram torturados, mas não apostataram.
Como Cosme e Damião não negaram a fé cristã, foram condenados à morte. A tradição religiosa conta que eles sobreviveram a uma tentativa de afogamento, saíram ilesos de uma grande fogueira e também sobreviveram ao apedrejamento, à crucificação, além de não terem sido feridos por flechas lançadas contra eles. Entretanto, isso é entendido pelos historiadores como lenda.
Por fim, eles teriam sido mortos quando as autoridades romanas decidiram decapitá-los, o que, provavelmente, pode ter acontecido em 303, embora não haja comprovação acerca disso.”
“Nas religiões de matriz africana, São Cosme e Damião passaram a ser identificados com Ibeji, um orixá composto por dois irmãos gêmeos vistos como protetores das crianças. O sincretismo religioso fez com que a celebração do Dia de São Cosme e Damião ficasse marcada pela distribuição de doces e presentes para as crianças.”
FONTE: Brasil Escola
Veja mais sobre “Dia de São Cosme e Damião” em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/dia-de-sao-cosme-e-damiao.htm