O humorista gaúcho faz parte da nova geração do humor também com shows de stand up comedy
O humorista que nasceu junto com o personagem. Um personagem criado ao mesmo tempo em que nascia o humorista. As histórias de Rafael Ritta e de Alex Ahã, sua criação, se misturam. O rastafári peculiar e desligado, que já está estourado nos três Estados do Sul, agora apresenta o comediante para o resto do país.
Natural de Caxias do Sul (RS), Ritta reside em Porto Alegre desde os sete anos de idade. Em 2013 iniciou sua carreira artística no teatro. Logo em seguida, no ano de 2015 nasceu o personagem Alex Ahã. “É muito incrível a força do Alex. Ele tem que tem uma vida independente da minha. Até eu acho que ele é mais famoso que eu (risos)”, diz Rafael Ritta. Os causos dele estão nos shows para instituições, para empresas, nas redes sociais e até nas parcerias comerciais. Atualmente, Alex Ahã é um dos influenciadores escolhidos para fazer parte do time dos embaixadores do app Zé Delivery, da Ambev.
O carisma do ex-usuário fez com ele tivesse o próprio show. Em “Eu sou Alex Ahã”, o personagem conta sua história de superação de vida, arrancando gargalhadas do público. O espetáculo pode ser conferido mensalmente no POA Comedy Club (Porto Alegre – RS), Buteco Comedy Bar (Canoas – RS), São Léo Comedy (São Leopoldo – RS) e Curitiba Comedy Club (Curitiba – PR).
O sucesso é enorme que um filtro na maior rede social do mundo viralizou. “Eu lancei um filtro no Instagram no último show e o pessoal usou bastante”, comemora o humorista. O próximo passo é lançar um outro filtro que transforma o seguidor em Alex. Mas o também produtor e roteirista, não deixa o personagem apenas na ficção. Rafael Ritta traz o Alex Ahã para a realidade, levando ele para um lugar onde a mensagem do personagem faz toda a diferença: a FASE (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo). No trabalho social, o humorista dá apoio e esperança aos menores de idade em cumprimento de medida judicial. “O Alex é, para muitos, o único contato com o mundo exterior. Saber que meu humor faz diferença e pode mudar a vida, literalmente, de meninos isolados da sociedade é gratificante demais”, avalia Ritta.
Rafa é um artista versátil. Não apenas pelo domínio de execução dos dois gêneros da comédia (Comédia do Absurdo e Comédia Dramática), mas pela conexão com os mais variados tipos de plateia. Além de “Eu sou Alex Ahã”, ele tem um outro show solo: “Cadê o Lúcio?”, o primeiro da carreira. No stand up comedy, Ritta interage com a plateia, trazendo algumas piras musicais e um temperinho a mais que só indo no espetáculo para entender.
RAFAEL RITTA
Em 2015, venceu o concurso “Misturados” promovido pelo programa Mistura com Rodaika, da RBS TV. Entre 2018 e 2020, ao lado de Lucas Krug, integrante do espetáculo “Primeiro as Damas”, rodou o Rio Grande do Sul com o espetáculo “Xeque-Mate”. Também em 2018 participou da Copa Curitiba Comedy Club de Stand Up, onde conquistou o 3º lugar dentre os 50 candidatos de todo o Brasil. Faz shows corporativos para empresas de 50 a 1.000 funcionários, das mais variadas áreas. Nas redes sociais, soma mais de 60k de seguidores, com vídeos que alcançam uma média de 50k de visualizações. Alguns, como o de apresentação do personagem, ultrapassou 2 milhões de visualizações.
SIGA:
Instagram: orafaelritta
Canal Youtube: orafaelritta
Facebook: Rafael Ritta – Alex Ahã
TIKTOK: @oalexaha
Fonte: Adriano Cescani
Foto: Rafael Ritta – CRÉDITOS: Tom Peres