Uma das pioneiras na produção de vinhos finos e artesanais, coleciona 63 prêmios, entre nacionais e internacionais
Com uma resolução na herança familiar e outra na inovação, a direção da Vitivinícola Jolimont, situada no Morro Calçado, em Canela, na Serra Gaúcha, conduz uma geração de produtores acompanhada dos clássicos métodos de vivificação e do contemporâneo para trazer novas experiências da vanguarda do vinho para o Brasil. Fundada pelo francês Jacques Brière, em 1948, à época Vinícola Brière, foi adquirida, em 1987, pelo caxiense Ernani De Nápoli Velho, que segue na condução da empresa ao lado do filho Marçal Duarte Velho até os dias de hoje. A Vitivinícola Jolimont é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais.
O termo Jolimont deriva do francês e significa “Belo Monte”. Um nome apropriado, já que ao endereço se encontra em um lindo vale com uma paisagem exuberante. Os oito hectares cultivados estão a 830 metros de altitude aliados a condições climáticas favoráveis, à topografia montanhosa e ao excelente estado do solo, que permitem a maturação perfeita dos frutos, formando o Terroir ideal: um conjunto de fatores que contribui para a feitura de um vinho raro e de personalidade única.
A Jolimont produz anualmente, em média, 1 milhão de garrafas entre vinhos e espumantes (30% espumante e 70% vinho), que resultam em 50 rótulos. Além disso, a vinícola desenvolve cervejas e licores.
Com a proposta de elaborar vinho e espumante aliado à paixão pela bebida, durante as mais de sete décadas de história, a Jolimont coleciona 63 prêmios, entre nacionais e internacionais. Somente em 2022, foram conquistados 38. Entre as últimas premiações, podemos destacar: Ouro para Jolimont Morro Calçado 2020 e para Jolimont Tannat Reserva 2020; Ouro Duplo e Campeão Espumante Branco para Jolimont Espumante Moscatel e Ouro Duplo para Jolimont Gran Reserva 2017; e Prata para Jolimont Arinarnoa 2020, todos escolhidos no Curso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige, na Argentina, bem como, no Effervescents du Monde® 2022, na França, onde obteve medalha de Prata com o rótulo Jolimont Moscatel Espumante 2022.
A vitivinícola está localizada na segunda maior rota turística do Brasil, de acordo com o Mapa do Turismo desenvolvido pelo Sebrae RS. A Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, recebe anualmente nove milhões de visitantes.
Na metade de 2022, a Jolimont se tornou parte do grupo de 10% das atrações mais bem avaliadas no Trip Advisor em 2022, com o Prêmio Travellers’ Choice, e está entre os melhores destinos do mundo. Somente no ano passado, mais de 200 mil visitantes passaram pelo empreendimento. Para atrair cada vez mais turistas, a Jolimont dispõe de experiências para toda a família: Tour do Vin, Jolimont Experience Piquenique e visitação às instalações, além da tradicional “pisa da uva” no período da vindima.
O melhor vinho do Brasil
O rótulo Intendente foi o grande campeão na categoria Melhor Vinho do Brasil inscrito no Vinus 2022 Concurso Internacional de Vinos y Licores, realizado em Mendoza, na Argentina. O evento é tradicional e de grande expressão no mercado internacional de vinhos e espumantes.
O Intendente foi produzido na safra de 2009 no estilo Vinho Fino Tinto Seco – vinho maduro, potente e complexo, carvalho presente com grande estrutura em boca. Com características sensoriais marcantes, o rótulo evidencia toda a trajetória do crescimento e qualidade dos produtos elaborados pela Jolimont. Um vinho tinto de grande complexidade, harmonia e potencial que ao longo dos anos só tem evoluído.
Saiba mais:
Vitivinícola Jolimont
Endereço: Estrada Morro Calçado, 1420 – Morro Calçado, Canela/RS
Telefone: (54) 9 9677-5995 / (54) 3227-6600
Redes sociais: @jolimontvinicola
Horários de atendimento: todos os dias das 9h às 16h45min
FOTO – Para atrair cada vez mais turistas, a Jolimont prepara a tradicional pisa da uva sob os parreirais
Crédito: Rafaela Bins
FONTE: Franciele Zanon Varela – Lato Sensu