Alícia Prietsch e Julia Xavier, bailarinas da escola de Porto Alegre, disputam o Youth America Grand Prix, de 2 a 9 de abril, em Tampa, nos Estados Unidos.
A mais tradicional escola de dança do Rio Grande do Sul, o Ballet Vera Bublitz, mais uma vez, está na final do Youth America Grand Prix (YAGP). Duas bailarinas que deram os primeiros passos da dança na escola, Alícia Prietsch e Julia Xavier, disputarão as finais do YAGP, que será realizado de 2 a 9 de abril, em Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos. Elas estarão acompanhadas por uma das diretoras, Carlla Bublitz, e pelos professores Patrick Bublitz e Rejane Rangel.
É a sexta participação do Ballet Vera Bublitz no YAGP, competição que é considerada a Copa do Mundo da Dança. A escola também marcou presença em outras cinco finais da competição: 2006, 2013, 2017, 2018 e 2022.
Desta vez, o Ballet Vera Bublitz está nas finais nas categorias de Solo. As bailarinas se destacaram na seletiva realizada em Goiânia, em outubro de 2022. Na categoria solo, Julia Xavier, de 13 anos, e Alícia Prietsch, de 11, são finalistas.
Na final, Alícia Prietsch vai apresentar a coreografia Harlequinade, em ballet clássico de repertório, e “Play”, em ballet contemporâneo, com coreografia de Carol Segurado. Alicia começou no Ballet Vera Bublitz ainda bebê, em 2014, com dois anos de idade. Com apenas 11 anos, é a segunda vez que a jovem bailarina chega à final do YAGP. No ano passado, ela participou da competição na categoria solo e ainda conquistou o segundo lugar na seletiva brasileira, realizada em Goiânia, com o Pas de Deux La Fille Mal Gardée, ao lado do bailarino Caleo Alencar. Em junho, ela participará de outro importante festival internacional, o World Ballet Competition, em Orlando, na Flórida.
Julia Xavier também marca presença pela segunda vez na final do YAGP. Esteve no ano passado e agora disputa a competição com uma variação do ballet de repertório Swanilda, na categoria Júnior, e com o solo contemporâneo “Gnosis”, com coreografia de Carol Segurado. Aos 13 anos, Julia acumula vivências internacionais na dança. Conquistou bolsa no Summer Camp na Bulgária, durante a 2ª edição do FIDPOA, em 2019. No mesmo ano, participou de um curso intensivo no Conservatório Annarella Sanchez, em Leiria, Portugal. E, em 2022, cursou o Summer Intensive da l’Ecole de danse de l’Opera Nacional de Paris e aulas de dança na Inglaterra. Em julho, ela segue para o Dutch National Ballet, em Amsterdã, e para o summer do European Ballet School, em Roma.
Além das bailarinas brasileiras, Carlla Bublitz será a coach de duas bailarinas das Filipinas, Tiffany Ong e Ziqian Chen, também finalistas do YAGP. O convite partiu de Cláudia Zaccari, diretora do Departamento Clássico da Opus Ballet Internacional PR Só Dança, de Roma.
A cada ano, o Ballet Vera Bublitz consolida seu papel de exportador de talentos da dança. Atualmente, 20 bailarinos formados no Ballet Vera Bublitz integram companhias internacionais. Entre eles, Lorenzzo Fernandes, no Staatsballett Berlin (Alemanha); Carla Körbes, no NYC Ballet e no Pacific Northwest Ballet (Estados Unidos); Marta Bayona, do Ballet Nacional Sodre (Uruguai); e Rejane Duarte, no Dance Theater of Harlem (Estados Unidos).
Assessoria de Imprensa
Tatiana Csordas
tatiana@circulamoda.com.br
(51) 98111-8734