“Borboleteando”, exposição individual da artista visual Milena Julianno, tem abertura para convidados no dia 27 de abril, no Espaço Astir, em Porto Alegre. A visitação aberta ao público segue entre os dias 28 de abril e 27 de maio.
O suave bater de asas da borboleta não evidencia a profunda sabedoria que ela carrega consigo. O que ela busca no seu bater de asas incessante? Para onde o seu eterno presente a está direcionando? Na exposição “Borboleteando” que tem abertura para convidados na quinta-feira, 27 de abril, às 18h30, na Griffe Patisserie, no Espaço Astir, em Porto Alegre, Milena Julianno busca traduzir o desconhecido e o inimaginável através da experiência da alquimia das artes visuais, que transformam a infinitude do tempo em consciência do maior valor que a vida e a natureza podem nos oferecer: a apreciação do momento presente. A visitação aberta ao público segue entre os dias 28 de a bril e 27 de maio.
Com curadoria da artista plástica Denise Giacomoni, a primeira exposição individual de Milena Julianno traz uma proposta inovadora, com obras criadas ao longo dos últimos anos e obras exclusivas para a exposição, destacam-se as séries “Borboletas“, de 2020, e “Zodíaco“, de 2023, trazendo sua trajetória artística incluindo obras jamais divulgadas.
A abertura da mostra contará com diferentes experiências para o público, entre elas performance e atrações musicais. A artista já realizou, em 2023, um evento de arte experiencial, o “Chá com Arte”, no Instituto Ling. Milena convida o espectador a verdadeiramente experienciar a arte, percebendo para além das teorias, dos enunciados, das técnicas e dos materiais. Os apreciadores da arte e da vida terão a oportunidade de não só verem, mas sentirem a arte, abrindo espaço para os questionamentos que expandem a sua percepção de mundo.
“Quando nos despimos do desconforto de nos depararmos com a intermitência da existência somos finalmente livres para simplesmente experienciá-la. “Borboleteando” foi criada para que a experiência da arte seja a ponte da reflexão e da ação, do real e do imaginário, do perfeito e do imperfeito, da vida e da morte”, reflete Milena.
Além da exposição individual, Milena integra as exposições “Novos Ventos nos Movem”, na Galeria do DMAE, e “Nuances da Natureza” no Espaço 373. A obra “A Big World”, que recebeu Menção Honrosa em Dubai, está exposta no M.o.A (Museum of the Americas) and B.A.C.E. (European Communities Artists’ Library) e percorre para Barcelona e Mônaco. A artista integra ainda a Exposição “Longevidade, Vivacidade, Vida”, que ocorrerá na Casa da Guia – Rodyner Gallery | Cascais / Portugal, a Vernissage será realizada entre os dias 05 e 31 de maio de 2023 – com apoio Institucional da Embaixada do Brasil. A artista é representada pela Galeria de Arte paulista INN Gallery – sob curadoria de Carmen Pousada.
Serviço
Exposição Borboleteando, de Milena Julianno
Data: Abertura para convidados, quinta-feira, dia 27 de abril, às 18h30min
Visitação: De 28 de abril até 27 de maio, das 9h às 18h
Local: Espaço Astir, Avenida Independência, 1053, Porto Alegre
Apoiadores: Hack Advocacia Tributária e Empresarial, Briane Andreis, Elle Eventos por Paulinho Linhares, Acervo Vivo, Griffe Specialité.
Visitação gratuita
https://milenajulianno.com/
Sobre Milena Julianno
Milena Julianno, Alquimista das Artes Visuais, amante da natureza, do autoconhecimento e da sutilidade, nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde reside e mantém o seu estúdio.
O despertar para a arte foi logo na infância de maneira intuitiva e autodidata, mas foi na vida adulta – após a maternidade – que passou a dedicar-se à ela.
Seu processo criativo parte da observação da interação do ser com os elementos da natureza do planeta, do universo e da própria humanidade. Sua sensibilidade e intuição transmitem vida, cor e energia às suas criações, que buscam despertar no observador a percepção do seu mundo interior e por consequência do mundo exterior.
Em 2020, lançou a série de pinturas “Borboletas”, tendo como inspiração a Primavera e toda a magia que envolve o florescer. No mesmo ano, durante a pandemia, estampou máscaras de proteção com quatro de suas obras, onde foram doadas nesse período levando mais Arte até as pessoas.
A artista já percorreu 18 países com suas obras, sendo alguns, no Museu do Louvre, na Luxemburgo Art Week, na Artexpo New York Art Fair e na Menduina Art Gallery em Los Angeles, Bruxelas e Turquia, dentre outros.
Fonte: Vanessa Vargas – DuJour Comunicação
Foto: Milena Julianno – Foto Igor Azevedo