Bernardo Guedes Site Oficial

Bernardo Guedes Site Oficial

Inauguração do Giardino Residencial Geriátrico

Qualidade de vida sempre é prioridade para quem busca equilíbrio no dia a dia em especial aos que alcançam longevidade. Neste caso, muitas vezes existe o dilema entre contratar um cuidador ou investir em uma casa de repouso – essa última opção pode ser complicada, pois é difícil localizar uma alternativa de confiança em que há garantia de saúde. Com estreia prevista para o mês de maio o Giardino Residencial Geriátrico – com investimento de R$500.000,00 e geração de 15 a 25 empregos diretos e 30 indiretos – chegará para suprir essa lacuna na Serra Gaúcha, com estrutura, atendimento e atividades desenvolvidas para proporcionar tranquilidade e rotina funcional para os residentes, uma forma de promover segurança aos filhos e parentes.

À frente do empreendimento, a médica geriatra Gabriela de Oliveira e o enfermeiro Dimorvan Calza – que já contam com vasta experiência em assistência à terceira idade – mapearam as necessidades do público e as carências comuns nos lares de repouso da região. Com 1600 m² e localizado na BR 116, 441/ Km. 185.5, em Galópolis, o Giardino ocupará o prédio onde funcionava a Pousada Le Charme de La Ville, o que possibilitou uma estrutura com suítes individuais, espaços de convivência, capela e área externa, que ganha repaginação das arquitetas Waleska Pinheiro e Bruna Fachinelli, da Sustentarchi Arquitetura.

Todos os aposentos terão ar-condicionado, televisão e banheiro particular. Móveis antigos restaurados serão instalados por todos os pontos, e haverá possibilidade de personalização caso o hóspede queira incluir algum objeto ou mobília, facilitando assim a adaptação. A sala de bem-estar terá atrativos como cadeira de massagem, ofurô, hidromassagem, cabeleireiro e manicure, e o ambiente de lazer, idealizado para estimular os residentes a manterem-se ativos, disponibilizará opções como TV, videogame, instrumentos musicais e até mesmo óculos de realidade virtual, que integra o conceito de tratamento multissensorial, muito importante para pacientes com Alzheimer. Além das áreas compartilhadas, espaços de atividades menores e opção de fazer refeições individualmente nos quartos possibilitam que os moradores possam ficar sozinhos quando desejarem.

Para possibilitar uma rotina que se aproxime ao máximo da vida cotidiana, o Giardino Residencial Geriátrico oferecerá extensa programação de atividades. Por exemplo: uma vez por semana, uma feira orgânica será abrigada no local para que os moradores possam fazer compras. A ampla parte de jardins terá horta suspensa com acessibilidade dos cadeirantes, fonte com peixes que poderão ser alimentados pelos frequentadores e até academia de ginástica ao ar livre com equipamentos adaptados. Junto à área verde, haverá espaço ecumênico, que receberá uma imagem de Maria de Fátima vinda de Portugal.

Outro destaque será a pet terapia, com diferencial que o Giardino contará com um cachorro residente, chamado Kadu, da raça Golden Retriever, que está em treinamento com adestrador para o convívio e tratamento com idosos.

Para ratificar a importância dos cuidados com a saúde dos residentes, serão ofertadas águas aromatizadas em todos os ambientes, estimulando, assim, a hidratação. Ao envelhecer, a parte do cérebro responsável pela sede diminui, então é natural que esqueçamos nos hidratar frequentemente.

Manter os laços com a família e amigos é fundamental. Com isso em mente, a direção do Giardino disponibilizará uma ampla sala para os convidados. Se a família desejar organizar um jantar, almoço ou festa, por exemplo, o salão de festas poderá ser utilizado – dessa forma, não será necessário tirar o idoso do seu lar. Para completar, as visitas não necessitarão de agendamento, oferecendo ainda a possibilidade de passar a noite na companhia do parente.

Datado de antes dos anos 1960, o prédio que receberá residencial geriátrico já funcionou como empreendimentos de diversos setores, como restaurante, madeireira e malharia e, em 2002, foi readaptado para operar como hotel-pousada. Com isso, a estrutura pré-existente facilitou a criação de ambientes individuais e coletivos, tudo isso agregado ao charme rústico da construção. O local é autossustentável, por possuir poço artesiano, gerador elétrico e placas solares – inclusive, no início da década passada, quando ainda funcionava como hotel, foi um dos primeiros certificados com auto sustentação de energia renovável pelo Governo do Estado.

Sobre os empreendedores

Gabriela Oliveira é médica formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e possui especialização em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É coordenadora do pronto atendimento do Hospital Pompeia, de Caxias do Sul.

Dimorvan Calza é enfermeiro com especialização em atendimento de urgência e emergência.

Giardino Residencial Geriátrico
BR 116, 441 | Km. 185.5 | Galópolis | Caxias do Sul | RS
(54) 99686.0080

Divulgação
Lato Sensu Assessoria de Comunicação
(54) 3214.2699 | (54) 9 9998.9014
imprensa@latosensucom.com.br

Foto da capa: Gabriela de Oliveira e Dimorvan Calza – Foto Fabio Grison

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Digital Tag Marketing

Quer receber novidades e ser convidado para os melhores eventos da região?

Deixe seu melhor e-mail!