Um dos maiores acervos de arte do Estado abre as portas no próximo sábado, 29 de julho, para a exposição “Visualidades Possíveis” repleta de produções de grandes mestres da arte, com destaque para a mostra-homenagem: “Vida e Arte de João Luiz Roth”. A Galeria Duque tem curadoria de Daisy Viola e está localizada na Rua Duque de Caxias, 649. Vernissage a partir das 14h até às 16h30min. A exposição fica no espaço até o dia 30 de outubro.
João Luiz Roth, conhecido como Titi Roth, nasceu em Santa Maria, em 1951. Considerado um dos grandes artistas visuais do Rio Grande do Sul, ele ocupa lugar de destaque no cenário artístico nacional. Trabalhou intensivamente com o desenho e a pintura desenvolvendo obras de grande relevância, inserindo-se no mercado de arte brasileiro e em importantes acervos, galerias e museus dentro e fora do País. É um dos pioneiros na pesquisa do hibridismo nas artes visuais, mesclando em sua poética a produção de processos manufaturados aos processos eletrônicos, hoje tão difundidos nas tecnologias digitais. Sem produzir desde 2015, em função das limitações enfrentadas por um aneurisma no cérebro, Roth recebe essa homenagem, em uma colaboração com a esposa Désirée Motta Roth, que cedeu parte de seu acervo. Ao todo, na Galeria Duque, poderão ser conferidas 42 obras do artista.
“O Roth é um grande mestre, artista e educador. É uma honra muito grande trazer essa magnífica exposição para Porto Alegre”, destaca o galerista Arnaldo Buss. Não é a primeira vez que o aclamado artista expõe na Galeria Duque. Em 2017, o espaço recebeu uma série de gravuras de Roth que integraram a exposição “Os Lusíadas – Itinerário de um Desejo”.
Visualidades Possíveis
Durante a exposição, os visitantes também poderão conferir obras de grandes mestres da arte, no 1º e 2º piso da galeria. “Apresentamos obras de artistas brasileiros de um tempo em que a busca da libertação das regras acadêmicas europeias, resultaram figuras e cores livres e identificadas com a luminosidade do Brasil”, explica a curadora Daisy Viola.
Entre eles, estão Alberto Veiga Guignard, Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Arcângelo Ianelli, Burle Marx, Calasans Neto, Cildo Meireles, Claudio Tozzi, Cristina Balbão, Danúbio Gonçalves, Eduardo Vieira da Cunha, Fernando Lucchese, Francisco Lucchesi, Franz Krajberg, Glauco Rodrigues, Henri Moore, Ione Saldanha, Ivan Serpa, Leopoldo Gotuzzo, Ludolf, Manabu Mabe, Milton da Costa, Picasso, Rapoport, Rubem Valentim, Siron Franco, Tarsila do Amaral, Tommie Ohtake, Victor Vazareli, Yeddo Tieze.
Fiulinha
O espaço recebe ainda a mostra “Fiulinha”. “O fio condutor desta exposição é a linha explorada de diversas maneiras nos desenhos, e o fio nos bordados, tramados e tecidos. São trabalhos desenvolvidos há algum tempo no Curso Eu Criativo no Atelier Livre, e que aqui se agrupam por semelhanças, mas também apresentam pontos de vista e possibilidades expressivas múltiplas de materiais e maneiras de fazer. De cor ou não, volumes ou planos. Apresentam-nos a delicadeza das curvas e entremeios ou a força de gestos firmes e livres”, detalha a curadora Daisy Viola.
“Fiulinha” estará no último andar da Galeria Duque, onde será possível conferir as produções de Ana Luiza Miranda, Aglaé Freitas, Fernanda Ramos, Miriam Consul, Suzana Albano, Tati Migowski, Roberto Freitas, Luck Herbert e Selir Straliotto.
Agenda:
Exposições “Vida e Arte de João Luiz Roth”, “Visualidades Possíveis” e “Fiulinha”
Local: Galeria e Espaço Cultural Duque
Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre
Vernissagem: sábado, 29 de julho, das 14h às 16h30min
Período da exposição: de 29 de julho até 30 de outubro.
Horário de funcionamento:
Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h
Entrada Franca
Assessoria de Imprensa:
Tatiana Csordas
tatiana@circulamoda.com.br
(51) 98111-8734