A 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move, encerra com uma certeza: Caxias do Sul passa a ser referência quando o assunto é inovação e tecnologia no ramo de veículos elétricos e energias renováveis. De 1 a 3 de setembro, mais de 20 mil pessoas passaram pelo local, superando a estimativa inicial de visitantes. O diretor da edição, Edson Nespolo, confirmou a segunda edição. Será entre os dias 7 a 10 de novembro de 2024.
O ineditismo da mostra foi o que mais chamou a atenção dos visitantes que passaram pelo Centro de Eventos da Festa da Uva. Essa mesma sensação foi sentida entre os expositores, devido à existência de poucas feiras voltadas especificamente ao segmento de mobilidade elétrica e produção de energia limpa.
Em três dias, foram apresentados ao público novidades e lançamentos do setor. Ônibus, vans, caminhões, tratores, até veículos de passeio, bicicletas, motos e patinetes estavam em exibição, com alguns modelos disponíveis para test-drive.
O evento também se propôs a discutir a eletromobilidade e a sustentabilidade do planeta com a presença de 17 autoridades no assunto no Fórum de Eletromobilidade e Sustentabilidade, nas tardes de sexta e sábado, com enfoque em economia verde, infraestrutura e desafios no segmento elétricos.
Apesar de o objetivo principal não ser efetivação de negócios, o volume de comercialização agradou os expositores. A Brazmaq, do município de Erechim, – empresa que produz equipamentos para movimentação de cargas –, encerra a mostra com a venda de diversas empilhadeiras e paleteiras elétricas, algumas com valor de mercado na casa de R$ 250 mil. A proprietária, Tania Mara Jaguseski, registrou sua satisfação com as vendas e elogiou a organização da mostra, garantindo que estará presente na segunda edição.
Quem também assegura que voltará no ano que vem é o proprietário da PiraSom, Ronaldo Maia. A empresa caxiense é especializada na customização de som, áudio e imagem veicular. Maia registrou mais de 100 vendas diretas de centrais multimídia, que dentro da empresa é o produto de maior valor agregado, além da prospecção de novos negócios.
Outro estande muito procurado foi o da Green Inovation, fabricante de cadeiras de rodas no município de São João do Sul. Eles apresentaram o modelo Divinitá. O casal proprietário da empresa, Demerson e Argeane Minosso, explicou que o produto é totalmente adaptável às necessidades do usuário e pode ser utilizada dentro de casa, na praia ou estrada de chão, somente trocando os pneus. Também possibilita reclinação do encosto, elevação de pernas e outras adaptações para garantir a autonomia e conforto da pessoa com mobilidade limitada.
A Eletric Move RS – 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul foi realizada pela Fluxo Solar, Associação Serrana das Empresas de Reparação Veicular (Aserv) e Universidade de Caxias do Sul, contou com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, CIC Caxias do Sul, MobiCaxias, Rádio Caxias, Programa Carros & Cia, Editora São Miguel, Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Sindienergia RS e do Programa RS Solar; e apoio especial de Sebrae.
Pensando no futuro
Além de permitir a entrada de crianças para visitação, a Eletric Move destinou um espaço a elas, onde foram recebidas mais de 600 alunos da rede municipal de ensino. Além de usufruírem de brinquedos, as crianças assistiram ao filme “João Ambiente, Juntos em um novo mundo”, um audiovisual com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente
Doação de alimentos
Para acessar o Centro de Eventos, a organização sugeriu a doação de 1kg de alimento não perecível. O caxiense atendeu ao chamado e foi arrecadada mais de uma tonelada, entregue ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
Fonte: Franciele Zanon Varela – Lato Sensu
Na capa: Eduarda Ruzzarin Menezes, Lizandra Mello Chinali, Edson Nespolo e Leticia de Carvalho – crédito Eloá Nespolo