Em setembro, após fortes eventos climáticos que assolaram diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) iniciou uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes.
A Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris é um dos apoiadores dessa iniciativa, que tem como objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. Nos dias 10 e 11 de novembro, o estande Q-322 da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET) receberá doação de livros de literatura em bom estado de conservação (não serão aceitos livros de natureza didática). A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) também é parceira desta ação solidária. “Convidamos os participantes que façam sua doação. É essa solidariedade que nos representa, vamos ajudar”, clama Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.
Há também arrecadação de obras literárias nos seguintes locais. Biblioteca Pública do Estado do RS (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck (Rua República do Peru, 398 – Jardim Itu, Porto Alegre); Biblioteca Estadual Romano Reif, (Largo da Bandeira, 64 – Passo d’Areia, Porto Alegre); Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318 – Independência, Porto Alegre); e Instituto Quindim (Rua Sinimbu, 1670, 6º andar – Centro, Caxias do Sul).
A Festuris acontece de 09 a 12 de novembro, em Gramado. Mais informações no site www.festurisgramado.com ou nas redes sociais da feira.
FONTE: Laura Gallas