São mais de duas mil vagas para jovens gaúchos. Inscrições estão disponíveis no site proa.org.br.
Os jovens que estão estudando em escolas públicas no Rio Grande do Sul contam com um importante aliado na conquista do primeiro emprego. O Instituto PROA e a Secretaria Estadual de Educação se uniram para promover uma capacitação on-line e gratuita para o trabalho. A iniciativa está aberta para estudantes 17 a 22 anos, que já tenha concluído ou estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. A capacitação tem duração de três meses e após a conclusão do curso, os estudantes são encaminhados para vagas de emprego. Ao todo, são 2 mil vagas disponíveis para jovens gaúchos. As inscrições estão disponíveis em https://www.proa.org.br/ até o dia 15 de janeiro. As aulas iniciam no dia 29 de janeiro de 2023.
Pelo acordo de cooperação, a Secretaria de Educação vai apoiar a divulgação e a captação de estudantes para a Plataforma PROA. “É uma forma de levar a oportunidade para nosso principal público, que são os jovens que estão saindo do ensino médio de escolas públicas. E depois ainda vamos auxiliá-los na conquista do primeiro emprego, não só com a preparação de currículo e para entrevistas, mas também com o encaminhamento efetivo para vagas, como já fizemos com centenas de profissionais já empregados no Rio Grande do Sul”, conta a CEO do Instituto PROA, Alini Dal’Magro.
A capacitação
Durante a formação de três meses em 100h, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaboradas em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano foi incluída ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.
Empresas e parceiros
No Rio Grande do Sul, além da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, o PROA conta com a parceria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que, além de viabilizar a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados. Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail, GetNet, Sodexo, Auxiliadora Predial e Loggi já garantiram oportunidades de trabalho para os jovens gaúchos.
Histórias de sucesso
Alice Stephany Macedo, de 18 anos, é uma das jovens que conquistou uma oportunidade de trabalho a partir da capacitação do PROA. Ela mora em Viamão com a mãe e quatro irmãos. Até então, dependiam do Bolsa de Família e de outros auxílios. Desde maio, depois que passou pelo PROA, ela concilia os estudos no 3º ano do ensino médio em uma escola pública de sua cidade com seu primeiro emprego como auxiliar de escritório na Getnet, em Porto Alegre. “Foi o PROA que me indicou para essa vaga e me ajudou com aulas de Excel, de autoconhecimento e a preparar meu currículo”, conta. Agora, Alice já sonha com os próximos passos. “Quero seguir carreira na área de RH e continuar na Getnet”, revela.
Também com 18 anos, a jovem Luiza Viegas, de Alvorada, está vendo sua vida profissional decolar a partir da formação do PROA. Atualmente, ela cursa Radiologia em uma faculdade de sua cidade. Mas, assim que passou pela formação do PROA, já garantiu uma vaga em sua área como técnica de radiologia na Unimed. “A capacitação me ajudou muito, com o autoconhecimento, com a forma de me portar na empresa, a fazer meu currículo. Um pouco antes da entrevista de emprego, tive aula justamente sobre o tema no PROA, e isso contribuiu com o meu planejamento e a mostrar meus objetivos de forma séria”, detalha. “Comecei no emprego em agosto e já auxílio e faço até alguns exames sozinha. Eu penso em me formar na área e fazer uma especialização em ressonância magnética”, conclui.
Mais de 36 mil jovens beneficiados no Brasil
O Instituto completou 16 anos de atividades em 2023 e já impactou mais de 36 mil jovens no Brasil. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA. Em 2023, o PROA também chegou ao Paraná, alcançando toda a Região Sul do País, e Minas Gerais. Para o primeiro ciclo de 2024, os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal receberão a Plataforma PROA.
O Instituto PROA foi fundado por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.
O PROA oferece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.
Vagas para empregadores
Empresas interessadas em participar da iniciativa podem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando as oportunidades disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: regiane.costa@proa.org.br ou pelo telefone (11) 98741-1790.
Requisitos:
– Ter entre 17 e 22 anos;
– Morar no estado do Rio Grande do Sul;
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
Vagas para o todo o estado do Rio Grande do Sul: 2 mil
Serviço – Plataforma PROA
Processo seletivo até 15 de janeiro de 2024.
Início das aulas: 29 de setembro de 2023.
Inscrições no site: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/
Contato para imprensa – Instituto PROA RS
Tatiana Csordas
(51) 98111-8734
tatiana@milim.com.br
Na Capa: Após a formatura do PROA, jovens são encaminhados para vagas de trabalho.
Clara Zarth