Doação de Heitor Bergamini, da GalArt, para a Pinacoteca Aldo Locatelli inclui obras históricas de Carlos Mancuso e produções de outros artistas.
Heitor Bergamini é um apaixonado pela arte. Colecionador de obras de artistas gaúchos e brasileiros, ele selecionou parte de seu acervo presente na GalArt – Galeria de Arte, em Porto Alegre, para doar para pinacotecas, museus e espaços públicos de arte do Rio Grande do Sul. O primeiro lote, com 21 obras, foi doado oficialmente na tarde desta segunda-feira, 20 de novembro, na Pinacoteca do Paço, localizada na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com assinatura do protocolo de doação na presença do secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, e de outras personalidades da cultura gaúcha. Outros três lotes devem ser doados nos próximos meses.
“Doar para a cultura é um ato de amor. Para mim, doar obras de arte é doar um sentimento. Dessa forma, estou feliz por poder colaborar com a cultura do Estado”, revela Heitor Bergamini.
No acervo, que agora faz parte da Pinacoteca Aldo Locatelli, estão quinze obras de Carlos Mancuso, artista plástico, professor, arquiteto e restaurador gaúcho, que faleceu em 2010, e deixou entre seus principais legados a restauração do interior do Theatro São Pedro. Também integram a coleção obras de Carlos Alberto Petrucci, Oscar Crusius, Affonso Silva, Julio Ghiorzi, Maria Tomaselli e uma escultura do próprio Heitor Bergamini, que produz arte sustentável a partir do resgate de sucata e de resíduos encontrados na natureza.
A coleção doada por Bergamini será transformada em uma exposição aberta ao público na pinacoteca, prevista para ser realizada no primeiro semestre de 2024.
Assessoria de Imprensa
Tatiana Csordas
tatiana@circulamoda.com.br
(51) 98111-8734