Um dos grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul é tema de uma exposição histórica em Porto Alegre. “Do Ateliê de Danúbio – Exposição em Homenagem a Danúbio Gonçalves” fica na Galeria Espaço Cultural Duque até 28 de fevereiro de 2025. É uma oportunidade única de conferir obras até então inéditas do artista que foi aluno de Portinari, membro do Grupo de Bagé e do Clube de Gravura de Porto Alegre.
A exposição é resultado de um trabalho de resgate feito pelo galerista Arnaldo Buss, acompanhado da filha do artista, Sandra Gonçalves. A casa e o ateliê onde Danúbio viveu no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, foi vítima de invasão e destruição, mesmo tendo várias obras e documentos históricos no espaço. Recentemente, a justiça concedeu reintegração de posse à família.
Foi então que, há cerca de 40 dias, Arnaldo Buss e Sandra Gonçalves enfrentaram a difícil e dolorosa tarefa de conferir o que sobrou do espaço e das obras de Danúbio. “Dentro dos escombros que sobraram da casa e do ateliê, havia uma prensa de gravuras (que foi roubada, como tudo que havia, livros, materiais didáticos etc.). Esse material que resgatamos estava numa segunda peça, no chão, em prateleiras sujas, úmidas e com muito cupim e broca”, lamenta o galerista.
Ainda assim, conseguiram resgatar cerca de 60 obras, entre desenhos, guaches, estudos e gravuras, além de álbuns minuciosamente organizados pelo artista com matérias e registros de suas exposições desde os anos 60. Também compõem a mostra matrizes de xilogravuras e cartazes de exposições do Brasil e da Europa das quais o artista participou. Para a missão de recuperar as obras foi chamado o restaurador Daniel Giacoboni.
O resultado pode ser conferido na exposição “Do Ateliê de Danúbio” para a qual foram selecionadas cerca de 30 obras do artista, desde produções dos anos 50 até os anos 90. Entre elas, uma curiosidade que chamou a atenção do galerista, que também é colecionador dos trabalhos de Danúbio Gonçalves. Em meio as obras de seu acervo está a “Guria no Atelier”, uma produção de 1960. Com os materiais resgatados, Buss encontrou três desenhos, estudos que resultaram na obra em exposição. Agora, não só a obra final, mas como os desenhos estão disponíveis na mostra. “O sonho de Danúbio era transformar a sua casa e seu ateliê em uma fundação. Infelizmente, muito do que ele fez se perdeu, mas aqui na Galeria Duque podemos ver a essência do artista, seu processo de criação e suas principais fases”, observa Arnaldo Buss.
Além da exposição “Do Ateliê de Danúbio”, a Galeria Duque também apresenta a mostra “Mistura”, com obras de grandes nomes da arte, incluindo uma parede dedicada a Salvador Dalí. E ainda a mostra “Re Desenho”, uma exposição coletiva de Adriana Leiria, Daniela Meine, Suzana Albano e Tatiana Migowski. A curadoria é de Daisy Viola. A Galeria Duque está localizada na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada franca.
Exposições:
“Do Ateliê de Danúbio” – Exposição em Homenagem a Danúbio Gonçalves
“Mistura” – com obras do acervo
“Re Desenho” – uma exposição coletiva de Adriana Leiria, Daniela Meine, Suzana Albano e Tatiana Migowski
Local: Galeria e Espaço Cultural Duque
Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre
Período da exposição: até 28 de fevereiro de 2025
Horário de funcionamento: Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h
Entrada Franca
Fonte: Assessoria de Imprensa:
Tatiana Csordas – tatiana@circulamoda.com.br
Na capa: Uma das obras resgatadas do atelier de Danúbio que integra a exposição – Reprodução