Galeria Bublitz apresenta mais de 200 peças na Divina Brasilidade de 20 de janeiro a 5 de fevereiro. Palestra sobre as origens e a arte dessas peças será realizada no dia 28, às 18h30.
Arte e história se encontram no litoral. Depois da Semana de Arte na SABA, a Galeria Bublitz promove a Grande Exposição de Tapetes Orientais em Atlântida. A mostra vai ocupar o novo Jardim Secreto, um espaço que reúne moda, arte, beleza e gastronomia na cidade, localizado na avenida Parque Central, 305. A beleza da tapeçaria oriental poderá ser conferida na galeria de arte Divina Brasilidade e vai decorar a área da loja Twinset e os outros ambientes do Jardim Secreto. A exposição será realizada de 20 de janeiro a 5 de fevereiro e poderá ser visitada, diariamente, das 14h às 21h. Entrada franca.
Entre as atrações está também a palestra “Tapetes Orientais – História e Curiosidades”, que ocorrerá no sábado, dia 28 de janeiro, às 18h30. Durante o evento, o marchand Nicholas Bublitz vai contar um capítulo dessa história que une cultura e tradição, com destaque para o mercado da arte e as origens e as curiosidades sobre os tapetes orientais.
“Os tradicionais persas, além de belos têm uma importância histórica. Na Revolução Islâmica de 1978, no Irã, onde ficava a antiga Pérsia, a elite fugiu para Hamburgo, na Alemanha, levando seus pertences e a cidade alemã acabou se tornando um dos principais polos mundiais para os tapetes orientais”, conta. É no país que ocorre a principal feira mundial do setor, a Domotex Hannover, que ocorre em janeiro.
Atualmente, esses objetos de arte e decoração continuam sendo produzidos no Irã, mas o acesso a eles é difícil, em função dos embargos ao país, o que reforça a importância da programação no litoral. Com isso, outros países como a Índia também ganharam espaço na produção de tapetes.
Na mostra, estarão mais de duzentos tapetes orientais de diferentes origens. “São tapetes em fibra natural feitos à mão, nó por nó”, destaca Nicholas. Entre eles, estão tapetes tradicionais exclusivos e importados da Índia e do Irã dos tipos: Kashan, Tabriz, Hamadan, Shiraz, Ziegler, Nain, Mood, Kazak e Beluche. Cada nome representa um tipo de confecção e design diferenciado, revelando a riqueza e a beleza desses bens culturais produzidos em diferentes tribos e regiões do Oriente.
Serviço:
Grande Exposição de Tapetes Orientais
Local: Jardim Secreto – Divina Brasilidade – Twinset
Endereço: Av. Parque Central, 305 – Atlântida
Período: 20 de janeiro a 5 de fevereiro
Horário: das 14h às 21h
Palestra “Tapetes Orientais – História e Curiosidades” com Nicholas Bublitz
Data: sábado, 28 de janeiro
Horário: 18h30
Entrada Franca
Assessoria de Imprensa:
Tatiana Csordas
(51) 98111-8734
FOTO: Nicholas Bubliz – Juliano Vicenzi